Regressar

Jurados 2018




Domingos Soares Franco Portugal
Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente, é o mais novo dos dois representantes da sexta geração da família que gere a José Maria da Fonseca. Estudou em Davis, na Califórnia licenciando-se em Ciências de Fermentações ( Viticultura e Enologia ) pela Faculdade de Agricultura e Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia. Começou a trabalhar na José Maria da Fonseca nos anos 80. Desde então, tem introduzido inúmeras alterações nos vinhos produzidos por esta empresa, tornando-se um dos mais inovadores enólogos da nova geração em Portugal.
Luís Pato Portugal
Provador da Comissão da Bairrada durante 15 anos( até 1999) Primeiro provador de um país que não tem como língua o Inglês da International Wine Challenge( início em 1990) Provador para o concurso Mondial du Vin ( por vezes) Enólogo amador na empresa da família ( sem formação específica), aprendendo com as suas próprias experiências e coma capacidade crítica da formação em Eng. Química.
Ana Almeirante Portugal
Formada em eng. Agronómica pela Escola Superior Agrária de Santarém, pós-graduação em Wine Business pelo ISA/ISEG e em enologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pertence ao corpo de provadores da câmara de provadores da região de Lisboa desde 2011. Integra projetos desde 2010 em várias regiões, atualmente desempenha funções de enóloga na Quinta da Ferradosa Douro.
André Santana Pereira Portugal
André Santana Pereira é a 4a geração de uma família produtora de vinhos na Região da Península de Setúbal. É desde 2007 responsável pela enologia da Adega Xavier Santana e desde 2009 da Quinta do Monte Alegre. Em 2012 e em 2016 os seus vinhos obtiveram o Prémio de Melhor Vinho Tinto da Região no Concurso de Vinhos da CVR Península de Setúbal.
Anna Kukulina Russia
Anna Kukulina está no mundo dos vinhos há 15 anos. Editora de vinhos e gastronomia da revista Simple Wine News. Educadora de vinho e comida e jurada de vinhos.
António Ventura Portugal
Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia.
Arminas Daraseviius Lituânia
Arminas Daraseviius foi gerente de vendas e sommelier em Vynoklubas de 2004-2012. Desde 2012, é o proprietário e chefe de sommelier de restaurantes "Time", "Dine", "Rise". Também é o proprietário do bar de vinhos "SOMM". Em 2016, foi eleito presidente da Associação Lituana de Sommelier. De 2007 a 2011 foi o vencedor dos campeonatos de sommelier da Lituânia. Obteve o 4º lugar no Campeonato do Sommelier do Báltico VanaTallin Grand Prix 2010. De 2006 a 2011 foi campeão do Sommelier Báltico VanaTallin Grand Prix. Foi candidato ao campeonato mundial de sommelier ASI em 2010 Santiagoand e candidato ao campeonato europeu de sommelier ASI 2010 Estrasburgo.
Betty Wei China
WEI HAI YAN (Betty), tem o Diploma WSET, o International Sommelier Guild (ISG) nível 2 e diploma de Nutricionista Internacional II. É membro do Chartered Institute of Procurements & Supply (CIPS), Lecciona no Stephen Wine WSET Level 3, Fundadora e directora-gerente do Me Gusta Spanish Restaurant e gere ainda a Logística e a Cadeia de abastecimento da Cranfield University Msc..
Carine Patricio Alemanha
É Sommelier-Chefe no restaurante SAGEBIELS FÄHRHAUS em Hamburgo. Frequenta o curso de “Masters Sommeliers”. Dá palestras sobre a harmonização de comida e vinho de várias regiões. Em 2015 foi Membro do júri internacional do Best of Vinhos Verdes e em 2016 membro do júri regular do Concurso Vinhos de Portugal. Frequentou Masterclasses da Wines of Portugal.
Carlos Eduardo Portugal
Carlos Eduardo actualmente é responsável pelo departamento de enologia da Enoport. Em 2013, Carlos Eduardo foi considerado o “Enólogo do Ano”, pela Região de Vinhos do Tejo.
Carlos Neves Portugal
Formado em Enologia pela UTAD e Universidade Agústin Mazza. Vindimas na Argentina e Nova Zelândia. Membro da Câmara de Provadores da CVRBI. Enólogo e consultor em projectos na Beira Interior e Tejo.
David Keck USA
O MS David Keck descobriu a paixão pelo vinho enquanto seguia uma carreira - e viajava pelo mundo - como um cantor de ópera. David fez o exame de Master Sommelier em 2016, tornando-se o 149º Mestre Sommelier Americano e o 233º do mundo. Pouco depois, David co-fundou Goodnight Hospitality em Houston. O seu primeiro projecto, o Honky-tonk Goodnight Charlie's, abriu no final de 2017 e hoje tem vários projectos planeados para 2018. Antes, David dirigiu o bar de vinhos Camerata at Paulie’s durante três anos, e também foi durante três anos diretor de bebidas do Uchi Restaurant Group. David foi nomeado um dos Sommeliers do ano de Food & Wine no ano de 2016. Tem um Mestrado em Música da Rice University, uma pós-graduação em inglês e literatura comparada da Universidade de Columbia e frequentou a Juilliard no desempenho da ópera.
Diogo Tovar Portugal
Formado na E.S.Biotecnologia – U.C.Porto em 1990, e depois na U.C. Davis (Viticultura e Enologia). Iniciou a carreira profissional na C.V. Bairrada, onde até 1998 coordenou os serviços técnicos e a Camara de Provadores. Enólogo consultor de 1998 a 2006, mantendo actualmente três projectos . Gestor da WS Wine Solutions, desde 2008. Participou, desde 1991, em inúmeros concurso de vinhos nacionais e internacionais.
Eduardo Freitas Portugal
Eduardo Freitas nasceu em setembro de 1959. Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, ingressa em 1993 nos quadros do Instituto do Vinho da Madeira, desenvolvendo a sua atividade no Laboratório Vitivinícola do mesmo organismo. Frequentou diversos cursos de formação em enologia e prova de vinhos, passando a integrar a Câmara de Provadores do Instituto do Vinho da Madeira em 1996, e tem participado como júri de diversos concursos de vinhos. Desenvolve a sua atividade como Chefe da Câmara de Provadores do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, sendo formador e orador em provas comentadas sobre Vinho Madeira. É membro da Confraria do Instituto do Vinho da Madeira.
Elin Joachimsson Suécia
Meu nome é Elin Joachimsson, trabalho como gerente de marca de vinhos finos no Solera Beverage Group Sweden. Meu interesse pelos vinhos portugueses começou com uma viagem a Portugal como estudante de sommelier. Desde aquela primeira visita a um país produtor de vinho, sinto-me com um certo compromisso em melhorar e ampliar a variedade sueca de vinhos portugueses. Há 8 anos que trabalho no negócio de bebidas, o que corresponde a toda a minha vida profissional até agora. No que diz respeito à educação, tenho o Diploma WSET e também um duplo bacharel em ciência da língua, negócios e culinária e ciência da refeição.
Eugénio Jardim EUA
Eugénio foi Wine Director do restaurante Jardinière, o restaurante flagship do Chef Traci des Jardins em São Francisco, de 2001 a 2013. Em 2010 foi nomeado Sommelier of the Year pela revista Sunset. Eugénio tem sido sommelier convidado e orador em muitos eventos nos Estados Unidos e no estrangeiro, júri de vinhos para o San Francisco Chronicle, para a revista Wine & Spirits, para o jornal Dallas Morning News, para San Diego Sommelier Challenge e para os Concursos de Vinhos das revistas Bom Appétit e Sunset. Foi responsável pela administração de aulas sobre vinhos na Universidade de Berkeley e Director de Estudos Vitivinícolas da Escola de Gastronomia de São Francisco. Eugénio pode igualmente ser visto nas repetições do programa semanal “Joanne Weir Cooking Class” da estação PBS.
Graça Gonçalves Portugal
Graça Gonçalves é licenciada em Engenharia Agro-Industrial pelo ISA (Instituto Superior de Agronomia / Universidade Técnica de Lisboa). Obteve o Mestrado em Viticultura e Enologia pela Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto. Começou a trabalhar na Quinta da Romeira, em Bucelas, na região Lisboa. Durante 8 anos foi Professora assistente em tecnologia do vinho, enologia, microbiologia de vinho, assim como supervisora de teses de bacharelato, licenciatura e mestrado na Escola Superior Agrária de Santarém. Em 2005, a convite do Engº José Bento dos Santos, abraçou o projecto da Quinta do Monte d’Oiro, na região Lisboa, assumindo a sua Direção Técnica desde 2006.
Guilherme Corrêa Brasil
Nasceu em Belo Horizonte, Brasil e é icenciado em Economia pela UFMG. Em 1995 foi o primeiro sommelier profissional de Minas Gerais, no restaurante Vecchio Sogno. No ano 2000 foi o primeiro sommelier brasileiro com formação no estrangeiro, na Associazione Italiana Sommeliers (Toscana). É campeão brasileiro de sommeliers em 2006 e 2009 , foi considerado o “Melhor Sommelier da América Latina” no primeiro “Mejor Sommelier de las Américas” da Alianza Panamericana de Sommeliers, em 2009, na Argentina . Tem Diploma Certificate - WSET® Wines and Spirit Education Trust (Pass with Merit) e é Certified Educator - WSET® Wines and Spirit Education Trust. Estudou na Scuola di Arte Culinaria Cordon Bleu, em Florença, é Diretor Técnico da Decanter (maior importadora do Brasil) e Wine Director de Wines by Heart. Vinhos preferidos: Barolo (região); Nebbiolo (casta); Itália, França, Portugal, Alemanha (países); de Portugal, Bairrada, Colares, Dão e Madeira.
Håkon Skurtveit Noruega
O meu trabalho principal no negócio do vinho é ensinar, treinar e coordenar assessores para um painel sensorial no monopólio do vinho norueguês, Vinmonopolet. O painel, especializado em vinho, cerveja e licor, faz a avaliação de qualidade para comprar para as 300 lojas do monopólio espalhadas por toda a Noruega. A avaliação da qualidade no vinho é feita de forma objetiva e imparcial, onde os critérios são baseados no conhecimento e no entendimento das condições e tipicidades de cada região em termos de variedades de uva, terrroir (s) e tradições.
HP Chu Taiwan
HP é instrutor na Wine Academy de Taiwan, diretor do Wineschool @ Taiwan, supervisor da Associação de Sommelier de Taiwan (TSA), escritor freelancer (Business Weekly, Central News Agency, etc.). De 2006 a 2010 foi Vice-Editor-Chefe da Decanter Chinese Edition Keynote Speaker / Tradutor: 2016 Allen Meadows Master Class-Tradutor; 2015 Gambero Rosso Roadshow Master Class-Tradutor / Orador; 2014 Chile Tour de Vinhos Master Class-Keynote Speaker; 2013 Napa Valley Grapegrowers - Conferencista; 2013 União Des Grands Crus de Bordeaux- Comentarista; 2010 Northwest Wine Coalition EUA - Embaixador; 2008 James Halliday Master Class-Entrevistador. Actua como apresentador, tradutor, comentarista e palestrante em inúmeras degustações comerciais.
Ilgar Valiyev Azerbaijão
Ilgar Valiyev nasceu em 11 de Maio de 1973 em Baku, no Azerbaijão. É sócio fundador da Friends Cellar, uma empresa de produção de vinhos de propriedade privada na região de Kakheti, na Geórgia, no Cáucaso. Além da vinificação, ele gosta de viajar e explorar novos lugares e culturas. Ilgar é casado e tem dois filhos.
Janis Kalkis Letónia
Presidente da Associação de Sommelier da Letónia. Foi Campeão dos concursos de sommelier da Letónia em 2010 e 2012 e em 2012, Campeão do Concurso dos Estados Bálticos. Actualmente é proprietário e sommelier do winebar Moltto em Riga.
João Soares Portugal
Formado pelo Instituto Superior de Agronomia em engenharia Agro-Indústrial, elaborou a sua tese final de curso na área da viticultura na Hochschule Geisenheim University, Alemanha. É diretor de enologia para os vinhos de mesa na Soc. Agr. e Comercial dos Vinhos Messias, S.A. desde 2002. Funda a V Puro, Lda. em 2009, dando inicio ao seu projeto pessoal na região da Bairrada. Membro da câmara de provadores da CVBairrada e ex-membro do mesmo organismo do IVDP.”
José Hipólito Portugal
Licenciatura em Engenharia Biológica e Alimentar que adquiri na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e tese de licenciatura em parceria com o Instituto Sup. de Agronomia sobre leveduras de contaminação dos vinhos. De seguida realizei duas vindimas internacionais, a primeira em Sonoma County, Califórnia (2008) e a segunda na região de Langhorne Creek, Austrália (2009). Realizei ainda uma vindima em Portugal na Quinta da Lagoalva (2009) e desde 2010 que faço parte da equipa de Enologia da Quinta da Alorna.
Luís Costa Portugal
2018 – Redator e membro do painel de provas da Revista de Vinhos. 2006 – Fundador e editor da revista WINE – A Essência do Vinho. 2004 – Autor e coordenador do primeiro programa de vinhos da televisão portuguesa, “A Hora de Baco”. Luís Costa é jornalista profissional desde 1984 (sucessivamente na ANOP, Agência Lusa, Expresso, Público, Rádio Nova e RTP) e desempenha atualmente as funções de Subdiretor da RTP Internacional.
Mabel Lai Hong Kong
É a primeira Educadora de Vinhos Certificada da Society of Wine Educators na China com o Diploma WSET e o WSET Certified Educator. Tem ainda Certified Specialist of Wine, Certified Specialist of Spirits e Wine Fundamentals Certificate Level 2, emitido pela International Sommelier Guild . Ela não é apenas uma das fundadoras da Hong Kong Wine Academy, mas também uma juíza internacional de vinhos no International Wine Challenge (IWC) e Decanter Asia Wine Awards (DAWA). Mabel Lai é uma jornalista do vinho com sua própria coluna em diferentes medias, como a revista Winenow, Cru Magazine e o jornal MingPao. Prepara-se para obter o grau de Masters of Wine.
Manuel Lobo Portugal
Pertenço à terceira geração de uma família que está no negócio de vinho (viticultura e produção de vinho). Licenciado em Enologia pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Frequentei diversas especializações curriculares sobre Enologia na Université Victor Segalen Bordeaux II OENOLOGIE. Entre 1999 e 2001 trabalhei como um enólogo na Austrália, Estados Unidos da América. Actualmente, exerço funções o Enólogo da Quinta do Crasto, SA e também sou Enólogo, um projecto chamado Roquette & Cazes, que é uma joint venture entre a familia Roquette (Quinta do Crasto) e a família Cazes (Château Lynch Bages – Paulliac Bordeaux).
Manuel Malfeito Ferreira Portugal
Manuel Malfeito Ferreira é Professor Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia. A sua actividade de investigação está focada, essencialmente, em microbiologia de alteração de vinhos. É consultor em várias adegas portuguesas. Organiza e lecciona cursos de introdução ao mundo dos vinhos onde apresenta, em conjunto com a iniciação à prova, uma perspectiva cultural e gastronómica necessária para entender os diferentes estilos de vinho.
Maria Vicente Portugal
Ceo e Enóloga da Casa 1927, Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Santarém e Pós Graduada em Enologia pela Universidade Católica Portuguesa, Membro da Câmara de Provadores da Região Tejo, da Associação Portuguesa de Enologia, da Confraria Enófila Nossa Sra. do Tejo e Membro de Júri de conceituados Concursos Nacionais e Internacionais . É ainda oradora assídua em Seminários, Provas Enogastronómicas e Workshops de Vinhos.
Marshal Lyu China
Marshal Lyu é desde 2016 estudante da WSET, no Dragon Phoenix Wine. Em 2013, ele obteve o certificado WSET Level 3 no Stephen Wine (Shanghai); em 2012, o certificado WSET Level 2 no The Ease Scent Wine Education de Pequim e, em 2012, o certificado WSET Level 1 no The Ease Scent Wine Education de Pequim. Ele também possui o Bacharelado em Medicina na Faculdade de Medicina de Tongji, Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia desde 2009. Desde 2009 até hoje Marshal Lyu trabalha como professor convidado, professor de vinho, Instituto de Pesquisa de Turismo, Universidade de Economia e Direito de Zhongnan, Wuhan, Hubei; Professor convidado, professor de vinho, faculdade de turismo e negócios, Wuhan Technical College of Communication, Hubei; Professor de vinho, primeiro centro de educação vocacional de Wuhan, Hubei; Conferência do Vinho, Stephen Wine (Xangai) e Wine Lecture, Wuhan Ge Sang Mei Luo Wine Company, Hubei.
Marta Simões Portugal
Formada em Enologia pela UTAD em 2001, é hoje directora de Enologia de uma casa emblemática da Região do Tejo, a Quinta da Alorna. Acumula funções de provador na Câmara de Provadores da CRV do Tejo. Eleita como melhor “Enólogo do Ano Vinhos do Tejo 2011”e reconhecida por um crítico de vinhos Portugueses em 2013 como “Jovem Enólogo do Ano 2012
Martin Ding China
Martin Ding tem o Nível 4 (diploma) do WSET desde Junho de 2017. Ele obteve o Level 2 e o 3 em 2014. Possui o Nível 2 da Academia Wines of Portugal patrocinado por VINIPORTUGAL (nov.2015); Certificado de 2º nível de CURSO DE VINHO ITALIANO CURSO DE SOMMELIER INTRODUTORAL Patrocinado pelo Ministério da Agricultura e Economia (Jul.2016); ONAV e passou no nível 1 em Junho de 2017. Tem o certificado como Tutor da classe WSET Spirit Nível 1 e 2 e Tutor do WSET Wine & Spirit Level 2 na Stephen Wine Education School. Martin Ding tem uma sólida capacidade de apresentação, paixão por vinhos e espíritos, sistema e configuração de procedimento e registro de rastreamento. Trabalha como Consultor de Bebidas para o restaurante, prestando muita atenção à tendência do álcool, atento aos comentários mais recentes e realizando análises. Outras competências: interpretação no local para seminário e tradução para o site; resolução de crises e equilíbrio, capacidade de comunicação e organização.
Martin Han Coreia do Sul
Martin Han foi em 2017 o vencedor do Sommelier do ano da Coreia. Em 2016, foi 2ª nesta competição. Em 2015, ele foi Embaixador do Vinho da Toscana e em 2014 foi o vencedor da competição Toscana Sommelier. Com o mestrado Sommelier Advanced, ele é hoje gerente e sommelier de Kwonsooksoo, restaurante coreano em Seul, 2 estrelas Michelin em 2017 e em 2018.
Michal Šetka República Checa
Fundador, editor-chefe e director de provas da revista WINE & Degustation. Fundador e editor-chefe do Guia anual dos melhores vinhos da República Checa. Presidente da feira internacional Wine Wine Wine. Desde 1998 que escreve e é fotógrafo freelancer em muitas revistas checas de vinho, comida e lifestyle. Colaborou na edição checa da revista Decanter nos anos 2007 até 2009. Desde o final de 2009, esteve à frente da revista WINE & Degustation, que é agora a revista número um do vinho na República Tcheca e também na Eslováquia. Participa em outras publicações e guias de vinhos. Enquanto júri participa regularmente em várias competições internacionais de relevo, bem como em todas as maiores competições de vinho da República Checa. Aprecia vinhos das tradicionais regiões vinícolas europeias e é especialista em investimentos no vinho.
Michelle Paris Canadá
Após uma carreira bem-sucedida na Banca de Investimento, Michelle apontou para o mundo do vinho. Obteve o Certificado de Sommelier, o Diploma WSET e se tornou-se Educadora Certificada da WSET. É proprietária da Adventure in Wine, uma empresa de educação e vinhos com sede em Toronto, Canadá, onde, entre outras coisas, ensina o currículo da WSET ao comércio e aos consumidores apaixonados. Michelle é também Directora de Educação da Associação Canadense de Sommeliers Profissionais (Ontário). Recentemente iniciou o programa para Master of Wine.
Nancy Reynolds Canadá
Após vinte e cinco anos no sector de tecnologia da informação, incluindo seis anos como Diretora de Informações da FedEx Canada, Nancy decidiu perseguir sua paixão no negócio do vinho. Em 2004, começou a Worldwide Cellar, uma agência de vinhos boutique em Ontário, Canadá, especializada em representar vinhas familiares de Espanha, França e Austrália. Nancy obteve o Diploma da WSET com o mérito em 2010. Foi premiada com o Prémio de Bolsas de Estudo Memorial Brian Kirkwood, da Drinks Ontario, em 2008, com a maior nota na região para o exame do Nivel 3 do Diploma da WSET. Nancy obteve o prémio de vinhos franceses do Wine Scholar Guild e o prémio do vinho italiano com maiores honras. Também se qualificou em todos os cursos do Nível de Mestre do Wine Scholar Guild. Nancy é uma Tutora certificada de Bordéus pela L'Ecole du Vin de Bordeaux e Master do Rhone através do Inter-Rhone. Nancy percorreu extensivamente as regiões vitivinícolas do mundo.
Nuno Galvão Portugal
Formado em Ciências Agrárias com especialização em Enologia, tem desenvolvido o seu trabalho na área dos vinhos desde 1989, trabalhando em várias Adegas Cooperativas nas regiões das Beiras, Dão, Ribatejo e Lisboa, bem como em alguns produtores nas várias regiões vitícolas. Presentemente ocupa o cargo de Enólogo e Director de Produção na Adega da Vermelha, empresa situada na região Vitivinícola de Lisboa.
Osvaldo Amado Portugal
Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia." Português natural de Angola, Osvaldo Amado iniciou actividade em 1986 e há 23 anos que é Enólogo Chefe. Possui um extenso curriculum na produção de vinhos tendo vinificado em quase todas regiões demarcadas de Portugal. Actualmente é Director de Enologia da Dão Sul, que inclui Quinta de Cabriz, Casa de Santar, Herdade Monte da Cal, Quinta do Encontro, Quinta das Tecedeiras, Quinta de Lourosa, Sá de Baixo, Paço dos Cunhas de Santar, Vinícola Santa Maria no Brasil, entre outros. Já vinificou em Espanha, Itália e Africa do Sul. No seu percurso obteve distinções nacionais e internacionais que totalizam mais de 100 medalhas de Ouro e 300 de prata, sendo ainda presença assídua como jurado em vários concursos nacionais e internacionais.
Paulo Coutinho Portugal
Conclui a Licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1993, e é Enólogo da Quinta do Portal desde Agosto de 1994.
Paz Levinson França
Paz Levinson trabalha na MAISON Pic como Chefe Sommelier Executiva. Trabalha também como consultora de restaurantes e educadora para diferentes organizações como a Wines of Argentina. Em 2015, ganhou o A.S.I. & APAS Melhor Sommelier das Américas. Em 2016 ficou em 4º lugar no A.S.I. Melhor Sommelier do Mundo realizado em Mendoza. Em Paris, trabalhou em três restaurantes Michelin no Hotel Le Bristol e Virtus. Levinson iniciou sua carreira de vinho na sua Argentina natal, como sommelier-chefe em vários restaurantes de alto nível, incluindo Restó. Estudou no Centro Argentino de Vinos e Espirituosas (CAVE) durante cinco anos e obteve o diploma de sommelier profissional da CAVE em 2006. Ao mesmo tempo, completou seu bacharelado em literatura, e tornou-se na primeira argentina a obtero certificado do Court of Master Sommeliers Advanced sommelier. Levinson foi eleita a Melhor Sommelier da Argentina 2014 e 2010 pela Associação de Sommeliers da Argentina. Escreve para várias revistas e sites, incluindo o GuildSomm.
Pedro Ribeiro Portugal
Licenciado em enologia pela UTAD, Enólogo na Empresa Quinta da Terrincha desde 2011, acumula ainda a viticultura da mesma empresa.
Rafael Formoso Portugal
Rafael Formoso, 26 anos, licenciou-se em 2013 na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, muito por ''culpa'' familiar, já que tem raízes da cultura vinhateira, oriunda do seu avô que construiu a empresa ''Adega da Corga'' na região do Dão, Penalva do Castelo, onde é neste momento enólogo residente à cerca de 5 anos. Realizou no entanto 2 vindimas em 2 locais distintos - ''Anselmo Mendes Vinhos'' na região dos Verdes (Melgaço - 2011) e na ''Quinta da Canameira'' na região do Douro (Vila Nova de Fôz Coa - 2012) onde trabalhou com 2 enólogos que lhe permitiram abrir a visão para o mundo Vínico.
Raimonds Tomsons Letónia
Raimonds Tomsons foi presidente da associação de sommelier da Letónia, de 2010 até 2014 e, a partir de 2015, membro do conselho da Associação de Sommelier da Letónia. Raimonds Tomsons possui o Certificado de Diploma WSET em Vinhos e Espíritos, da Academia do Vinho Austríaco 2016; Cursos de vinhos de Torres, Vilafranca del Penedès, Espanha 2007, a pontuação mais alta na prova;Trabalha como Sommelier Principal / Gerente no restaurante Vincents, Riga, Letônia, como embaixador do vinho em Prike Latvia e como Wine Consulting Ltd. Raimonds Tomsons Prémios / Reconhecimentos: 2017 A.S.I. Melhor Sommelier da Europa e África, Viena; 2016 A.S.I. 7º Melhor Sommelier do mundo 2016, Argentina; 2015 Melhor Sommelier dos Bálticos na competição Vana Tallinn Grand Prix; 2015 Melhor Sommelier na Letônia; 2011 Vencedor da competição Champagne Sommeliér Trophée de Grand Jour de Champagne 2011, República Tcheca; 2010 Representando a Letônia na competição A.S.I. Melhor Sommelier do Mundo 2010, Chile; 2009 Melhor sommelier da Letónia; 2008 Representando a Letônia na competição A.S.I. Melhor Sommelier da Europa 2008, Bulgária; 2008 Melhor concurso de Sommelier of the Baltics in Vana Tallinn Grand Prix; 2008 Melhor Sommelier da Letônia; 2007 Melhor concurso de Sommelier of the Baltics in Vana Tallinn Grand Prix; 2007 2º Melhor Sommelier na Letônia.
Rodolfo Queirós Portugal
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária de Viseu.
Rosa Gonzalez EUA/Espana
Editora de www.viajesyvinos.com e colaborador de outras publicações internacionais de lifestyle e gastronomia, Rosa María González Lamas é uma comunicadora experiente especializada em marketing e marketing de alimentos, vinhos e viagens, que divide seu trabalho entre a América e a Espanha. Recebeu o CRDO Cava Press Award em 2006 e o Prémio Nacional de Periodismo Gastronômico de Espanha Alvaro Cunqueiro em 2007. De 2010 a 2016, foi correspondente da América para a rede oficial de alimentos e vinhos da Espanha www.foodswinesfromspain.com, foi membro do júri em competições internacionais de comida e vinho, e também organizou acções promocionais para vinícolas, conselhos de regulamentação e outros produtos alimentares.
Rui Cunha Portugal
Nasceu em 1972 na cidade do Porto. Frequentou o Colégio Alemão no Porto onde conclui o Abitur em 1990. Conclui a licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (U.T.A.D.) em 1994. Pós-Graduado em Marketing de Vinhos pela Universidade Católica Portuguesa em 2002. Frequentou diversos cursos de formação em Viticultura e Enologia em Portugal e em França. Desde 1994 trabalha como consultor nas regiões dos Vinhos Verdes, Douro e Trás-os-Montes
Ryan Opaz EUA
Ryan Opaz vive no Porto, Portugal com sua esposa, filho e dois gatos. Tendo trabalhado como um retalhista de vinhos, chef e talhante Ryan tem explorado o mundo do vinho e da gastronomia de dentro para fora. Conhecido por muitos em todo o mundo como um líder no campo da comunicação digital do vinho e um auto confesso "tecnólogo", Ryan é consultor em sites e blogs de vinhos, adegas e restaurantes. É um orador de renome em eventos em todo o mundo, como por exemplo: Wine Future; London International Wine Fair 2009, 2010; Essência do Vinho; London Boutique Winery Tasting; Bibendum Annual Tasting; Congreso Internacional de Turismo Enologico; Zagreb Wine Festival entre outras. Regularmente é palestrante sobre Media Social na Burgundy Business School. Ryan é o co-fundador da Catavino.net e da Conferência de Comunicação Digital Wine, este ano em Montreux na Suíça.
Sandra Silva Portugal
Sandra Silva, 39 anos, Licenciada em Eng.ª Alimentar (Tecnologia de Vinhos/ Qualidade Alimentar) pela Escola Superior Agrária de Santarém. Integra o departamento técnico da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, C.R,L. desde 2004. Desde de 2015 que participa como jurada no Concurso de Vinhos de Portugal.
Sara Peñas Espanha
Sara Peñas Lledó é professora certificada da Comunidade de Madrid, Wine Educator Viniportugal Espanha e Gerente do site de notícias do Vinho Espanha e Portugal www.lavidaiberica.com e RRSS @lavidaiberica. É palestrante em várias universidades espanholas, com apresentações como El Comercio Exterior del Vino e Enoturismo Management Na Península Ibérica e nos dias gastronómicos Corte Inglés Lisboa e Gaia. Participa em actividades do sector como membro da AEPEV, Associação de Imprensa e Comunicadores do Vinho (e, dentro do mesmo, membro do Comité do Vinho é Cultura), colabora com a revista digital Gastromagazine e outros. É membro da AMS-Associação de Sommeliers de Madrid, da FEPET- Federação Espanhola do Turismo e membro fundador da Sherry Women Association. Com mais de quinze anos de experiência no sector vitivinícola em Espanha, e alguns em Portugal como promotora de negócios na Extremadura, onde colaborou na organização de várias edições dos Prémios Vinho Arabel-Extremadura-Alentejo. Conhece o mundo do vinho em diferentes áreas, como Comércio, Comunicação e Marketing. Participou como jurada em vários concursos. Actualmente, de Madrid, trabalha como freelancer colaborando na formação, comunicação, organização de eventos e promoção de adegas.
Sebastião Vemba Angola
Jornalista, fotógrafo e empreendedor na área de comunicação, fundou e gere os sites ONgoma News (www.ongoma.news), generalista; e Colégios de Angola (colegiosdeangola.ongoma.news), portal sobre ensino e educação e simultaneamente directório de contactos das instituições de ensino e prestadores de serviço do sector. Actualmente é Colaborador/Consultor Editorial da revista Economia & Mercado, onde publica um artigo mensal sobre Vinhos. Outras experiências sobre vinhos partilha no blog Adega do Provador e nas redes sociais. De 2014 a 2015 foi Director de Publicações da Edicenter Angola, proprietária das revistas Economia & Mercado, com mais de 15 anos, e Rotas & Sabores, editada desde Janeiro de 2014. Estudou Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Iniciou actividade em jornalismo em 2005 no Jornal Folha 8 onde ficou até finais de 2007 para depois ir ao semanário Novo Jornal. Enquanto repórter deste órgão, venceu o Prémio Africano de Jornalismo CNNMultichoice na Categoria de Notícias Gerais em Portuguesa com uma série de reportagens sobre o desalojamento de moradores da Ilha de Luanda, que actualmente ainda se encontram a viver em tendas no Zango. Iniciou actividade em jornalismo em 2005 no Jornal Folha 8 onde ficou até finais de 2007 para depois ir ao semanário Novo Jornal. Enquanto repórter deste órgão, venceu o Prémio Africano de Jornalismo CNNMultichoice na Categoria de Notícias Gerais em Portuguesa com uma série de reportagens sobre o desalojamento de moradores da Ilha de Luanda, que actualmente ainda se encontram a viver em tendas no Zango.
Sheri Morano EUA
Sheri Morano MW descobriu o seu interesse pelo vinho quando viajou para a Itália aos 17 anos. Começou a sua educação formal em vinhos no International Wine Center, em Nova York, em 1997, após se formar na Duke University. No IWC, onde mais tarde se tornou instrutora, Sheri concluiu o Certificado Intermédio do WSET (Wine & Spirits Education Trust) em 1998 e o WSET Advanced Certificate em 1999. Em Outubro de 2000, completou o Diploma WSET e no ano seguinte foi aprovada no Exame Educador de Vinhos (CWE) pela Sociedade de Educadores de Vinhos para promover padrões mais elevados entre os educadores de vinho nos Estados Unidos. Em Novembro de 2003, Sheri ganhou o título Master of Wine. Com um histórico ancorado em estudos interdisciplinares, Sheri gosta de trabalhar numa variedade de campos dentro da indústria do vinho. É sócia da Wine Ring, líder de mercado em tecnologia de preferência do consumidor, e também presta consultoria a várias empresas, incluindo a Rutherford Wine Company, a Vinventions e a Strategic Insights, Inc., uma empresa de pesquisa de marketing completa. Em 2012, ela fundou a Triangle Wine School, que oferece as certificações da WSET para amantes de vinho e profissionais do comércio em Raleigh-Durham, Carolina do Norte. Sheri também foi consultora sénior da Chai Consulting, que, sob a direcção de Maureen Downey, especialista em planeamento de adegas de vinhos e estratégias de gestão de stocks, bem como autenticação de vinhos finos e raros. Como experiente jurada de vinhos, Sheri julgou em competições em todo o mundo. Sheri mora na Carolina do Norte com o marido e o filho, além de uma variedade de gatos, cães, pássaros e peixes. No seu tempo livre, ela gosta de correr, fazer jardinagem, viajar, cozinhar e torcer por seu querido duque Blue Devils.
Vasco Penha Garcia Portugal
Engenheiro Agrónomo, Especialização em Viticultura e Enologia- Universidade de Turim (Itália), Mestrado Universidade Técnica de Lisboa Programa Avançado de Gestão para Executivos (Universidade Católica Portuguesa, Lisboa) é o Coordenador de Enologia do Grupo Bacalhôa (Bacalhôa, Aliança, Carmo) desde 2007. É Membro Câmara de Provadores Recurso da Peninsula de Setubal e Membro da Confraria Amigos da Bacalhôa. Autor de Comer e Beber com Eça de Queiroz (1996) e Vinhos da Península de Setúbal (2001)
Verónique Rivest Canadá
Veronique é uma das sommeliers mais respeitadas no Canadá e no estrangeiro, com mais de trinta anos de experiência no retalho, bem como na educação e consultoria. Foi o Melhor Sommelier do Canadá em 2006 e 2012 e o Melhor Sommelier das Américas em 2012, colocando-se no top 12 da Melhor Competição do Sommelier do Mundo em 2007 e 2010. Em Março de 2013, tornou-se na primeira mulher a subir ao pódio na World's Melhor Competição de Sommelier em Tóquio, ocupando o 2º lugar. Em 2014, Veronique abriu o SOIF Wine Bar em Gatineau, Quebec, um local de partilha e aprendizagem de vinho. Apelidada de “Mulher do Vinho” em Paris em 2007, Véronique também é um oradora e escritora talentosa, um conjunto de competencias que a levaram ao ensino, a transmitir e escrever em muitas revistas de vinho e comida, programas de rádio e TV e dar palestras em todo o mundo. Desde 2015, é a colunista de vinhos do jornal La Presse e, desde 2017, a conselheira de vinho da Air Canada. Além de todos esses reconhecimentos, Véronique permanece genuína e acessível, com um entusiasmo infeccioso em partilhar os grandes prazeres do vinho.