Regressar

Jurados 2017




Domingos Soares Franco Portugal
Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente, é o mais novo dos dois representantes da sexta geração da família que gere a José Maria da Fonseca. Estudou em Davis, na Califórnia licenciando-se em Ciências de Fermentações ( Viticultura e Enologia ) pela Faculdade de Agricultura e Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia. Começou a trabalhar na José Maria da Fonseca nos anos 80. Desde então, tem introduzido inúmeras alterações nos vinhos produzidos por esta empresa, tornando-se um dos mais inovadores enólogos da nova geração em Portugal.
Ewa Rybak Polónia
Ewa Rybak, jornalista de vinhos, Editora da Magazyn WINO - principal revista de vinhos da Polónia e editora principal da edição online, cooperando com muitas outras revistas e sites. Focada e especializada em vinhos de Portugal e Espanha. Especialista em temas de vinhos e de edição, também traduz livros e guias de vinhos, participa em conferências de vinhos, seminários e apresentações, orienta degustações de vinho português para consumidores e profissionais (gastronomia, comércio), escreve suplementos para as mais importantes edições polacas, livros de vinho conhecidos em todo o mundo (i.e. Wine Course by Jancis Robinson). Membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais de vinho. Conhece bem o mundo do vinho (Portugal, França, Itália, Hungria, Grécia, Áustria, Alemanha, Moldávia, Geórgia, Espanha), participando nos mais importantes eventos de vinho e feiras . Conhecedora do mundo do vinho - sua escolha pessoal é sempre Portugal.
LUÍS CABRAL ALMEIDA Portugal
Nascimento 28/02/1964, Viseu, Portugal. Pai de 3 filhos, casado. Licenciatura em Engenharia Agricola (UTAD). Pós graduação em Enologia (UCP/ Charles Stuart University). Vários cursos de formação da Faculté Oenologie de Bordeaux. Enólogo na Porto Poças (Gaia/Douro), 1990 a 1991. Enólogo e responsável de viticultura da Quinta dos Carvalhais (Dão), 1991 a 2004. Director de Enologia Finca Flichman ( Mendoza,Argentina), 2004 a 2012. Director de Enologia Herdade do Peso (Alentejo), 2012 até hoje.
Adam Pawlowski Polónia
Adam Pawlowski MS é consultor de vinho independente com sede na Polónia. Ex-chefe sommelier na casa de campo Northcote em Lancashire com um restaurante com estrelas Michelin. Depois de receber o mestrado na Polónia, Pawlowski mudou-se para o Reino Unido, onde desenvolveu a paixão pelo vinho e comida. Depois de mais estudos, juntou-se à equipe de Northcote como sommelier assistente em 2009. Desde então, Pawlowski participou em competições, incluindo UK Sommelier do Ano de 2011 e 2014, onde ele era semifinalista, e os Vinhos da África do Sul Sommelier Cup 2013 Foi vencedor do Sud de France Sommelier Competition 2013 e do Melhor Sommelier polaco de 2014. Ao tornar-se Master Sommelier em 2014, Pawlowski recebeu o prémio Laurent-Perrier Grand Siècle para o candidato maior noa no exame em 2014.
António Ventura Portugal
Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia.
Axel Probst Alemanha
Axel Probst lecciona nas principais Universidades de Enologia e Sommelier da Alemanha e escreve artigos para WeinWisser e Wein.pur, algumas das poucas revistas de vinho na língua alemã. É o organizador e orador nos Seminários de Vinhos do Porto e do Douro realizados no Pro-Wein e em várias Master Classes. Axel acaba de publicar o livro "Portwein" na língua alemã. É Cavalheiro da Confraria do Vinho do Porto e Educador Certificado do Conselho Regulador em Jerez. Em Setembro de 2013, Axel convenceu os 25 principais Produtores de Porto a unirem-se n um Projecto para produzir um Porto único nunca produzido antes, cujo lucro será doado à caridade (www.o-port-unidade.com).
Brad Royale Canadá
Brad Royale é o Diretor de Vinho da Canadian Rocky Mountain Resorts (CRMR), onde e supervisiona 7 belas propriedades em Alberta e Columbia Britânica. Royale é o responsável pelas compras, menus e o pessoas dos restaurantes e lodges boutique da CRMR. Royale está há 18 anos envolvido no retalho e na gestão da restauração, com diplomas quer sommelier ISG e WSET. Conhecido por suas habilidades de degustação, Royale tem participado nos últimos 10 anos. Royale viaja frequentemente para conhecer novos produtores e explorar novos vinhos. Visitou quase todo o mundo, incluindo regiões da Itália, França, Espanha, Marrocos, Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Chile, Austrália, Portugal, Argentina, Austrália e Japão. No seu papel no CRMR, Royale ganhou vários prémios pelos seus programas sobre o vinho no Wine Spectator, no Wine Enthusiast, no World of Fine Wine (Three Stars) e no The Vancouver Wine Festival.. Em 2012 Brad lançou seu próprio rótulo de vinho, Kitten Swish ... www.kittenswish.com ... é delicioso
Carlos Alves Portugal
Licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD. Fiz a primeira vindima no Douro em 2003. Em Outubro de 2006 integro a equipa de enologia de vinhos do Porto da Sogevinus Fine Wines e desde 2013 até ao momento sou o enólogo responsável pelos Vinhos do Porto do grupo Sogevinus. Nomeado em 2016 para o enólogo do ano de vinhos fortificados pelo concurso internacional de vinhos “Internacional Wine Challenge” e eleito pela Revista de Vinhos enólogo do ano 2016 na categoria de vinhos generosos.
Cathinca Dege Noruega
Cathinca Dege é Sommelier e tem o Diploma WSET . Responsável pela gestão da educação Hotel de Ecole Hôtelière de Lausanne, tem longa e extensa experiência nos negócios de restaurantes na Noruega e no exterior, bem como muitos anos no negócio de vinho e bebidas alcoólicas na Noruega. É Educadora de vinhos na Academia de Bebidas e é escritora freelance de vinho.
Craig Pinhey Canadá
Craig Pinhey é um escritor de vinhos que realiza degustações de vinho, faz eventos casando vinhos e alimentos e ensina. É o único que no Canadá participa em competições de vinhos e de cerveja. Há 15 anos que tem uma coluna semanal, a Good Drink, no jornal Provincial New Brunswick. Faz listas de vinhos e organiza sessões de treino para restaurantes em Nova Escócia e Nova Brunswick. Viaja regularmente pelo Canadá e pelo mundo em eventos e competições e para aprender.
Diogo Tovar Portugal
Formado na E.S.Biotecnologia – U.C.Porto em 1990, e depois na U.C. Davis (Viticultura e Enologia). Iniciou a carreira profissional na C.V. Bairrada, onde até 1998 coordenou os serviços técnicos e a Camara de Provadores. Enólogo consultor de 1998 a 2006, mantendo actualmente três projectos . Gestor da WS Wine Solutions, desde 2008. Participou, desde 1991, em inúmeros concurso de vinhos nacionais e internacionais.
Eugénio EUA
Eugénio foi Wine Director do restaurante Jardinière, o restaurante flagship do Chef Traci des Jardins em São Francisco, de 2001 a 2013. Em 2010 foi nomeado Sommelier of the Year pela revista Sunset. Eugénio tem sido sommelier convidado e orador em muitos eventos nos Estados Unidos e no estrangeiro, júri de vinhos para o San Francisco Chronicle, para a revista Wine & Spirits, para o jornal Dallas Morning News, para San Diego Sommelier Challenge e para os Concursos de Vinhos das revistas Bom Appétit e Sunset. Foi responsável pela administração de aulas sobre vinhos na Universidade de Berkeley e Director de Estudos Vitivinícolas da Escola de Gastronomia de São Francisco. Eugénio pode igualmente ser visto nas repetições do programa semanal “Joanne Weir Cooking Class” da estação PBS.
Filipe Teixeira Pinto Portugal
Filipe Teixeira Pinto, natural do Porto licenciou-se em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Enólogo da Herdade do Sobroso desse 2002.
Francisco Antunes Portugal
Francisco Antunes, natural de Setúbal, formado pela Universidade de Évora em Engenharia Agrícola, e diplomado em Enologia pelo Instituto de Enologia de Bordéus. Com um longo historial no sector vitinícola, passou por casas como a Quinta de S. Francisco, a Adega Cooperativa de Pegões, Caves Borlido, Estação Vitivinícola da Beira Litoral e bem como a E. V. da Bairrada. É, desde 1993, Enólogo da Aliança Vinhos de Portugal (ex-Caves Aliança), onde tem a responsabilidade do Departamento de Enologia da mesma. Ao longo dos anos, tem desenvolvido vários trabalhos de investigação, é membro permanente da Câmara de Provadores do IVDA e CVBairrada, e provador em diversos concursos internacionais. Destaca-se também o trabalho conjunto com Pascal Chatonnet e Michael Rolland, dois dos mais prestigiados enólogos franceses. Ao longo do seu trajeto, inúmeros são os prémios e distinções que tem recebido pelos seus vinhos nos mais diversos concursos e publicações de prestigio do sector nacional e internacional (Wine Spectator, Decanter, Wine Enthusiast) , bem como a distinção de “Melhor Enólogo” pela Essência do Vinho (2006).
HP Chu Taiwan
HP é instrutor na Wine Academy de Taiwan, diretor do Wineschool @ Taiwan, supervisor da Associação de Sommelier de Taiwan (TSA), escritor freelancer (Business Weekly, Central News Agency, etc.). De 2006 a 2010 foi Vice-Editor-Chefe da Decanter Chinese Edition Keynote Speaker / Tradutor: 2016 Allen Meadows Master Class-Tradutor; 2015 Gambero Rosso Roadshow Master Class-Tradutor / Orador; 2014 Chile Tour de Vinhos Master Class-Keynote Speaker; 2013 Napa Valley Grapegrowers - Conferencista; 2013 União Des Grands Crus de Bordeaux- Comentarista; 2010 Northwest Wine Coalition EUA - Embaixador; 2008 James Halliday Master Class-Entrevistador. Actua como apresentador, tradutor, comentarista e palestrante em inúmeras degustações comerciais.
Hugo Lourenço Rodrigues Carvalho Portugal
Nascimento a 23/07/1974 em Évora, casado, Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora (EU), Ramo enologia. Vários cursos de especialização em enologia. Enólogo na empresa Bacalhoa – Vinhos de Portugal S.A. de 2001 a 2008. Director de enologia do Alentejo do grupo Bacalhoa de 2009 até hoje. Membro da confraria Amigos da Bacalhoa .
Hugo Mendes Portugal
Estudou Eng. Biotecnológica mas a paixão pelos vinhos falou mais alto e desde a vindima de 2006 que se dedica por inteiro à enologia. Quinta da Murta, Quinta das Carrafouchas e mais recentemente Vale das Areias são marcas às quais está intimamente ligado. Amante da comunicação da arte aos consumidores, é presença habitual nas redes sociais desde 2008, altura em criou um blog dedicado a mostrar o lado de dentro da produção de vinhos. Tornou-se produtor em nome próprio na vindima de 2016, tendo para isso realizado o primeiro crowdfunding, em Portugal, para financiamento de um vinho.
Ilkka Sirén Finalândia
É um escritor freelance do vinho baseado em Helsínquia, Finlandia. Além das presenças ocasionais no rádio e na televisão, empalestras e degustações, Ilkka escreve para a maior revista de gastronomia da Finlândia, Maku, e para uma popular revista de life style, Anna. Os seus artigos são conhecidos internacionalmente em diferentes meios de comunicação como Vice Media, FineDiningLovers e Meininger's Wine Business International.
Jan Rosborn Suécia
Jan Rosborn trabalha profissionalmente com vinho há mais de 25 anos e, entre outras coisas, foi vice-presidente da Associação Sueca de Sommelier e membro do conselho de 25.000 membros da sociedade de vinhos Munskänkarna. Hoje divide o seu tempo entre o ensino em escolas / universidades de sommeliers e escrever para diferentes revistas de vinho.
Jorge Lucki Brasil
Engenheiro de formação e autodidata nos estudos de vinho, consolidou sua formação através de livros e revistas especializadas internacionais, em cursos e degustações na Academie du Vin de Paris. Fiel ao conceito de pluralidade que defende no mundo do vinho, tem estendido esta rotina percorrendo continuamente as principais regiões vinícolas do mundo. Sócio fundador e ex-diretor da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, e SBAV - Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho. Membro de várias Ordens e Confrarias, entre elas a da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria do Vinho do Porto. É Diretor Técnico da Expovinis, Consultor de livros especializados traduzidos no Brasil e Autor e Co-autor de livros e guias de vinho. Escreve nos principais jornais e revistas de vinhos do Brasil. É ainda comentarista de vinhos da Rádio CBN, com inserções diárias ao vivo para todo o Brasil.
José dos Santos Portugal
Jose dos Santos nasceu em Angola filho de pais oriundos da região do Dão. Teve a primeira experiência no mundo no vinho em 1975: a sua primeira vindima. Aos 22 anos foi para França e aos 25 anos foi para Copenhaga convidado para trabalhar num restaurante gourmet - Les Étoiles - onde permaneceu durante 2 anos. Em 1990 torna-se membro da Associação de Escanções da Dinamarca -DSF- da qual continua a ser membro activo. Trabalhou como Sommelier em vários restaurantes em Copenhaga, mas é no Restaurante Mielcke & Hurtigkarl onde deixa a sua marca de excelência. Participa em eventos / provas de vinhos e viajo com frequência a países produtores de vinho com incidência no novo mundo. No restaurante organiza eventos gastronómicos com produtores de vinho. Participa em Eventos Internacionais tendo grande experiência Internacional e sendo um apaixonado deste metier
JOSÉ LUÍS MOREIRA DA SILVA Portugal
José Luís é licenciado em Microbiologia pela Universidade Católica Portuguesa, tendo dado continuidade ao seu percurso académico com uma Pós-gradução em Enologia na Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa. Possui o Nível 3 avançado do certificado de Wine and Spirit Education Trust. Inicia o seu percurso profissional na Sogrape, onde desenvolve funções entre 2004 e 2007. Na Duorum Vinhos, localizada em Vila Nova de Foz Côa, ocupou o cargo de enólogo, entre 2007 a 2015. Em Julho de 2015, passa para o Esporão enquanto Gestor Vitivinícola da Quinta dos Murças, em Covelinhas, Peso da Régua, acumulando a função de Director não-Executivo da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), uma associação sem fins lucrativos criada com o objetivo de promover e divulgar o conhecimento vitivinícola da Região Demarcada do Douro.
Manuel Botelho Moreira Portugal
Licenciado em Eng. Agronómica pelo ISA. Mestre em “Viticultura & Enologia” pelo ISA. Pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica. Colaborador em vários projectos de investigação na área da viticultura. Autor e co-autor de 31 publicações no âmbito da viticultura, entre livros, artigos em revistas científicas, publicações actas de congressos e revistas técnicas. Presta apoio técnico-científico em viticultura nas regiões de Lisboa, Tejo e Alentejo. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Jovens Enófilos. É Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Enologia.
Manuel Lima Portugal
Licenciado em Engenharia das Ciências Agrárias e com Mestrado em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É detentor do “Diploma” (Nível 4) da prestigiada escola britânica Wine & Spirit Education Trust (WSET). Desenvolve a sua atividade profissional no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, I.P.) onde exerce, neste momento, as funções de Chefe do Serviço de Prova. É formador certificado da WSET e professor convidado na Pós-Graduação de Viticultura e Enologia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Manuel Lobo Portugal
Pertenço à terceira geração de uma família que está no negócio de vinho (viticultura e produção de vinho). Licenciado em Enologia pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Frequentei diversas especializações curriculares sobre Enologia na Université Victor Segalen Bordeaux II OENOLOGIE. Entre 1999 e 2001 trabalhei como um enólogo na Austrália, Estados Unidos da América. Actualmente, exerço funções o Enólogo da Quinta do Crasto, SA e também sou Enólogo, um projecto chamado Roquette & Cazes, que é uma joint venture entre a familia Roquette (Quinta do Crasto) e a família Cazes (Château Lynch Bages – Paulliac Bordeaux).
Manuel Malfeito Ferreira Portugal
Manuel Malfeito Ferreira é Professor Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia. A sua actividade de investigação está focada, essencialmente, em microbiologia de alteração de vinhos. É consultor em várias adegas portuguesas. Organiza e lecciona cursos de introdução ao mundo dos vinhos onde apresenta, em conjunto com a iniciação à prova, uma perspectiva cultural e gastronómica necessária para entender os diferentes estilos de vinho.
Manuel Moreira Portugal
Sommelier, CEO e fundador da WineService4You, crítico de vinhos da revista Wine, Formador e Consultor na área de Vinhos e Serviço de Vinhos
Maria Helena Duarte Portugal
Maria Helena Duarte é jornalista especializada e crítica de vinhos. Trabalhou oito anos no Diário de Notícias, onde lançou a revista Beberes. Em 2006 saiu do DN e fez nascer a revista Paixão pelo Vinho. Um desafio que perdura fruto de muita determinação, trabalho de equipa e, claro, muita paixão. Quando não está a provar vinhos está a produzir conteúdos e a organizar eventos na PurpleSummer Media & Events.
Maria João de Almeida Portugal
Maria João de Almeida é jornalista e crítica de vinhos. Trabalhou mais de uma década no jornal Expresso, tendo saído em 2009 para se lançar nos seus próprios projectos, o site www.mariajoaodealmeida.com e o www.vinhotv.com. Colabora também com diversas revistas e jornais a nível nacional e internacional, e escreve livros sobre vinho. É ainda a editora da revista Escanção.
Mário Rodrigues Portugal
Mário Rodrigues, escreve sobre gastronomia e vinhos desde 1998, fundou projetos editoriais marcantes nestas áreas. Integra diversos júris, produtor de media, colunista e fundador do site editorial alivetaste.com, uma referência em Portugal.
Miguel Móteo Portugal
Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Responsável técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal. Docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia e Gastronomia e Vinhos.
Miguel Oliveira Portugal
Miguel Oliveira, licenciado pela UTAD em Engenharia Agrícola, Responsável pela Enologia da Adega de Silgueiros desde 2000, é docente na Escola Superior Agrária de Viseu e é Consultor em Enologia.
Moonsong Bang Coreia do Sul
Moonsong Bang é a fundadora da Winevision, uma empresa especializada em educação e consultoria vinícola, com sede em Seul, na Coréia, onde ensina vinho para os amantes de vinhos coreanos e entusiastas do vinho desde 2008. É a principal educadora da WSET e ensina em toda a Coréia . Com o Diploma nível 4 do WSET e Embaixadora do vinho italiano certificado pela Vinitaly International Academy, Moonsong trabalhou no negócio de retalho de vinho durante 10 anos e tem experiência profissional como coordenadora, trade e dona de restaurante. Ela também é jurada de importantes competições internacionais de vinhos, incluindo o Decanter Asia Wine Awards, pelo qual foi juiz desde o lançamento do concurso em 2012. Recebeu o bacharelado em Literatura e Língua Francesa na Coréia, estudou e trabalhou na Austrália, na França e Reino Unido, e visitou muitas regiões do vinho em todo o mundo. Moonsong escreve para várias publicações vinícolas coreanas e é co-autor de The Art of Wine Tasting (destinatário no Gourmand World Cookbook Awards 2014). Também é co-fundadora da Associação de Educadores de Vinho da Coréia (AWEK) e Coréia Sommelier da Competição de Ano, e fundadora da Revista Mashija, uma popular revista online de bebidas e cultura.
Naseem Chen Taiwan
Naseem fez o American Sommelier Association ISG e o curso WSET durante a sua estadia na América do Norte. Depois de obter o Diploma ISG, trabalhou como sommelier no Canadá e também trabalhou no retalho e no grande importador Liberty Wine Merchants, continuando a acumular a experiência do vinho. Naseem escreveu em jornais e revista especializados dos Estados Unidos e também na versão chinesa da revista Decanter. Devido à relação entre a escrita, Naseem tem a oportunidade de visitar as regiões vinícolas do mundo, muitas vezes para França, Espanha, Itália, Eslovénia, Croácia, Estados Unidos e Canadá. Depois de voltar a Taiwan em 2008, Naseem decidiu tomar a raiz do começo da instrução e promover ISG e WSET em Formosa. Naseem tornou-se o primeiro instrutor a ensinar ISG e WSET em Taiwan. Actualmente é Directora de Assuntos Académicos do Instituto de Vinhos e Vinho de Taiwan, Professora SET e ISG.
Nuno Gonzalez Portugal
"Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, especializa-se em Viticultura e Enologia pelo Vinifera Euromaster - European Master of Sciences. Conta com passagens pela Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América e Itália. Em Portugal, reúne no seu currículo grandes casas como José Maria da Fonseca, Niepoort e Cortes de Cima. Atualmente desempenha as funções de enólogo residente na Herdade da Malhadinha Nova sendo responsável pelo controlo de detalhes diários que levam à produção dos vinhos da Malhadinha.” - adaptado do site da HMN.
Óscar Gato Portugal
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, Pós-Graduação em Viticultura e Enologia pelo ISA-Lisboa e FEUP-Porto. Director Técnico de Viticultura e Enologia na Adega de Borba. Provador de Vinhos da Junta de Recurso da Câmara de Provadores da CVR Alentejana. Membro da APE- Associação Portuguesa de Enologia.
Osvaldo Amado Portugal
Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia." Português natural de Angola, Osvaldo Amado iniciou actividade em 1986 e há 23 anos que é Enólogo Chefe. Possui um extenso curriculum na produção de vinhos tendo vinificado em quase todas regiões demarcadas de Portugal. Actualmente é Director de Enologia da Dão Sul, que inclui Quinta de Cabriz, Casa de Santar, Herdade Monte da Cal, Quinta do Encontro, Quinta das Tecedeiras, Quinta de Lourosa, Sá de Baixo, Paço dos Cunhas de Santar, Vinícola Santa Maria no Brasil, entre outros. Já vinificou em Espanha, Itália e Africa do Sul. No seu percurso obteve distinções nacionais e internacionais que totalizam mais de 100 medalhas de Ouro e 300 de prata, sendo ainda presença assídua como jurado em vários concursos nacionais e internacionais.
Patrício Tapia EUA
Depois de se graduar em jornalismo pela Universidade do Chile, Patricio Tapia frequentou a Universidade de Bordeaux, onde obteve o diploma em degustação e vinificação. Desde então, visitou regiões vinícolas de todo o mundo e foi autor de vários livros, incluindo o Descorchados, um guia de vinhos argentino e chileno, TodoVino e Vinhos para Grandes Ocasiões. Nos últimos dez anos, tem sido um anfitrião no canal El Gourmet na América do Sul. Também escreve para a Wine & Spirits Magazine e para a Decanter.
Paulo Coutinho Portugal
Conclui a Licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1993, e é Enólogo da Quinta do Portal desde Agosto de 1994.
Paulo Ruão Portugal
Licenciado em Enologia pela UTAD em 1991, fez formação no instituto de Enologia em Bordéus e desempenhou funções de Diretor de Enologia na empresa de Vinho do Porto RAMOS PINTO de 1988 a junho de 2005 . Neste período, foi membro do grupo de estudo das categorias especiais do vinho do Porto, promovido pelo IVP; membro do grupo técnico da associação das empresas do Vinho do Porto e membro da junta especial das aguardentes da mesma associação. Ainda neste período, foi colaborador como docente, na Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Foi elemento do Júri do concurso Wine Challenge em Londres . É membro da Comissão do Estatuto do profissional de Enologia, que compete conferir o titulo profissional de Enólogo. É desde então, responsável pela direcção técnica e Enólogo da empresa Lavradores de Feitoria, vinhos de quinta SA, na região do Douro, e membro do concelho de administração.
Pedro Correia Portugal
Enólogo responsável e coordenador da equipa de Enologia de vinhos DOC DOURO da Symington Family Estates, cujo portfolio inclui os vinhos brancos e tintos da marca Altano e Tuella, os dois vinhos da Quinta do Vesuvio e, no âmbito da joint venture P&S, o Chryseia, o Post Scriptum e o Prazo de Roriz.
Pedro Marques Portugal
Pedro Marques, 34 anos, cresceu nas vinhas da família em Torres Vedras onde produz os vinhos Pynga e Vale da Capucha. Enólogo profissional há 8 anos trabalhou em diversas regiões em Portugal, Califórnia e Nova Zelândia. Jurado no International Wine Challenge Londres.
Pedro Sá Portugal
Licenciado em Enologia pela UTAD e com MBA em Gestão e Estratégia, foi desde o ano 2000 até 2013 Director Técnico do Grupo Sogevinus ( A.A Calem, J.W. Burmester, C.N Kopke e Barros e Almeida). Em Setembro de 2013 assume responsabilidades como Enólogo Chefe na empresa Vallegre Vinhos do Porto S.A. No ano de 2008 foi Enólogo do Ano- Vinhos Generosos pela Revista de Vinhos.
Raul Vega México
Raul Vega é o proprietário da Terravid e do Clube Food & Wine Mesa 19, sommelier, Formador Aprovado certificada pelo Conselho Regulador da DO Jerez - Xeres - Sherry, instrutor, professor e divulgador da cultura do vinho em provas, cursos e apresentações para profissionais, importadores, escolas e público em geral. Blogger de Food & Wine em redes sociais e na Página de Terravid. RP e colaborador na imprensa e publicações especiais para Reforma, El Universal, Meu vinho, DO Urbano, Personae, Millesime, Gente de Poder, El Conocedor e vários programas de TV.
Renato Ferreira Reino Unido
Profissional do ramo de Hotelaria e restauração com mais de uma década de experiência tendo já trabalhado em Portugal e Espanha (Bilbao) e a bordo de embarcações de grande porte como o cruzeiro Diamond da Princess Cruises e os Ferryboats (Pride of Hull e Pryde of Bilbao) como Waiter e posteriormente Restaurant Manager. Desde 2012 especializado como Sommelier (Escanção) com um estágio feito em França (Morsine, Alpes) no Verão e a trabalhar em Londres (Inglaterra) desde Novembro do mesmo ano.
Ricardo Botelheiro Portugal
Enólogo e Director de Produção na Adega do Fundão desde Março de 2014 e pequeno produtor de Vinho no Alentejo com um projecto de nome Absurdo.
Rodolfo Queirós Portugal
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária de Viseu.
Sandra Silva Portugal
Licenciada em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com Pós-Graduação em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa (ESB/UCP). Iniciou a experiência profissional colaborando em diferentes empresas nacionais e internacionais do setor vitivinícola, após o qual integrou a equipa do Esporão onde assumiu a responsabilidade pela conceção e desenvolvimento das marcas de vinhos brancos e roses. Em 2016 assumiu a responsabilidade nos vinhos tintos da Herdade do Esporão. Também é membro dos júris do Internacional Wine Challenge e do Mundus Vini, dois dos mais prestigiados concursos de vinho a nível internacional.
Sara Peñas Espanha
Sara Peñas Lledó é professora certificada da Comunidade de Madrid, ensina o módulo de Vinhos de Portugal na Escola (delegação espanhola em Badajoz) e é palestrante em várias universidades espanholas, com apresentações como El Comercio Exterior del Vino e Enoturismo Management Na Península Ibérica e nos dias gastronómicos Corte Inglés Lisboa e Gaia. Participa em actividades do sector como membro da AEPEV, Associação de Imprensa e Comunicadores do Vinho (e, dentro do mesmo, membro do Comité do Vinho é Cultura), colabora com a revista digital Gastromagazine e outros. É membro da AMS-Associação de Sommeliers de Madrid e membro fundador da Sherry Women Association. Com mais de dez anos de experiência no sector vitivinícola em Espanha, e alguns em Portugal como promotora de negócios na Extremadura, onde colaborou na organização de várias edições dos Prémios Vinho Arabel-Extremadura-Alentejo. Conhece o mundo do vinho em diferentes áreas, como Comércio, Comunicação e Marketing. Participou como jurada em vários concursos. Actualmente, de Madrid, trabalha como freelancer colaborando na organização de eventos.
Šetka República Checa
Fundador, editor-chefe e diretor de degustação da revista WINE & Degustation. Fundador e editor-chefe do Guia anual dos melhores vinhos da República Checa. Presidente da Feira Internacional do Vinho de Praga. No ramo empresarial, é escritor de vinho freelancer e fotógrafo de muitos vinhos checos, gastronomia e revistas de estilo de vida, desde 1998. Colaborou também na edição checa da revista Decanter nos anos de 2007 a 2009. Desde o final de 2009 lidera a revista WINE & Degustation, que é agora a revista número um do vinho na República Checa e também na Eslováquia. Michal tem colaborado em vários livros e guias de vinho. Como juiz de vinho, ele tem participado regularmente em muitas competições internacionais de vinhos importantes , bem como em todos os maiores concursos de vinhos da República Checa. Ele adora os vinhos das tradicionais regiões vinícolas europeias e é especializado nos investimentos em vinho.
Sónia Martins Portugal
Nascida na Bairrada, estudou na UTAD e licenciou-se em Enologia no ano de 2000. Durante grande parte da sua actividade profissional, pertenceu aos quadros de uma grande empresa Portuguesa, tendo sido responsável por toda a área de produção nacional, acumulou também a experiencia além fronteiras nomeadamente no Brasil onde realizou várias vindimas.
Stephanie Döring Alemanha
A Sommelier Stephanie Döring, nascida em 1982, fez carreira na alta gastronomia antes de decidir ir para uma nova rota pioneira na cultura do vinho. Com o lema "Vinho sem um código de vestimenta", Stephanie Döring obteve reconhecimento nacional com tvino.de, weinladen.de e o bar Weinladen em St.Pauli. A gama de vinhos e espumantes de referência de todo o mundo, que ela cuida pessoalmente, traz novas tendências de vinho a copo na Weinladen em St.Pauli.
Stephen Li China
Chenguang Li, foi dos primeiros titulares de Diploma de WSET em Taiwan, e dedica-se à educação do vinho desde 2010. É um dos educadores vietnamitas mais experientes, dando palestras sobre vários tópicos além dos cursos da WSET e sendo jurado em muitas competições de vinhos. Em 2014, Chenguang Li criou sua própria empresa - Stephen Wine - com foco na educação e consultoria de vinhos independentes. Com sede em Shang Hai, Stephen Wine tem parceiros em toda a China, como em Bei Jing, Zhou Guang, Chuan Yin, Cheng Du, Xia Men etc.
Tiago Alves Sousa Portugal
Enólogo dos Vinhos do Douro e Porto da família Alves de Sousa, da qual representa igualmente a sua 5a Geração.
Tom Curry Taiwan
Antes de entrar na Universidade em 1992, Tom teve uma extensa carreira como marinheiro profissional. Sua predileção pela marinha levou-o em muitas aventuras para os cantos distantes e justos do mundo. No início dos anos 90, voltou para o Canadá e completou um BA com distinção na Universidade de Victoria em apenas dois anos e meio. Sua apresentação de graduação no programa de honras foi um modelo de hipertexto computador para traduzir poesia chinesa para o Inglês. Através destes esforços Tom ganhou uma bolsa para estudar mandarim em Taiwan, e assim deixou para trás uma oferta promissora da HRN Consulting em vez de perseguir fluência em mandarim. Depois de mais de um ano estudando em tempo integral no centro de idiomas NTNU em Taipei, Tom encontrou trabalho em um ambiente de língua chinesa e ficou por quase cinco anos. De acordo com o seu trabalho na Revista Verve, Tom viajou muito no Leste Asiático e em outros lugares, investigando e fotografando destinos cênicos, entrevistando artistas (muitas vezes em mandarim) e outras pessoas notáveis e, em particular, relatando muitos aspectos do GRUPO EVERGREEN. Depois de deixar o EIC, Tom e sua esposa NASEEM começaram a vida no Canadá dirigindo seu 1966 Chevelle Malibu conversível de Victoria para Halifax e de volta. Passaram dois meses na estrada. "Foi uma ótima maneira para o NASEEM aprender sobre o Canadá", diz Tom. Depois de mais de 10.000 milhas na estrada, eles se estabeleceram em Vancouver BC, cidade natal de Tom. Em Vancouver Tom logo percebeu a necessidade urgente de uma instrução eficaz para escrever para estudantes avançados, e começou a desenvolver os programas que se tornaram A + Escrita Acadêmica e, mais tarde, Comarker, uma aplicação colaborativa, baseada na web, para marcar ensaios. Em 2012 Tom retornou ao seu amado Taiwan para ajudar a desenvolver programas internacionais para a Taiwan Wine Academy (TWA). Além da missão da TWA - para aumentar a conscientização sobre o vinho em Taiwan - por dois anos Tom e Naseem apresentaram uma entrevista ao vivo na HOPTV, onde acumularam mais de 40 entrevistas com uma ampla gama de celebridades do mundo do vinho. Enquanto isso, as ofertas da TWA continuaram a se expandir e ainda estão em expansão. Tom agora trabalha com a crescente equipe de gerenciamento de TWA para coordenar cerca de 20 programas de vinho distintos e recorrentes que vão desde o nível iniciante até o nível Master.
Valeria Zeferino Rússia
Jornalista de vinhos, fundadora do Winestep, blog de referência sobre vinhos portugueses orientado para todos os mercados em língua russa. Colaboradora convidada do jornal russo Vinnaya Karta (“Carta de Vinhos”) e do Portugal Wine Guide, editado em Português, Inglês, Chinês e Russo. Traduz conteúdos do sector vitivinícola. Participa regularmente a convite em eventos vínicos. Membro do Júri em concursos organizados pela Revista de Vinhos, integra ainda o painel de prova da revista Paixão pelo Vinho. Adviser de importadores da Rússia e Ucrânia sobre vinhos de Portugal, coordena e organiza workshops e provas temáticas. A finalizar o Diploma nível 4 do WSET. Representante em Portugal da Federação de Restauração e Hotelaria da Rússia (FRIO).
Vasco Magalhães Portugal
A trabalhar no sector do vinho desde 1978. Durante 20 anos na firma de Vinho do Porto Cockburn Smithes na área técnica vindo a ocupar o lugar de Master Blender; Coordenador da Junta Consultiva do Vinho do Porto de 1996 a 2000; Na Sogrape Vinhos, 17 anos, como Wine Educator; Júri Senior do International Wine Challenge; Membro da Assotiation of Wine Educators, UK.
Vasco Penha Garcia Portugal
Engenheiro Agrónomo, Especialização em Viticultura e Enologia- Universidade de Turim (Itália), Mestrado Universidade Técnica de Lisboa Programa Avançado de Gestão para Executivos (Universidade Católica Portuguesa, Lisboa) é o Coordenador de Enologia do Grupo Bacalhôa (Bacalhôa, Aliança, Carmo) desde 2007. É Membro Câmara de Provadores Recurso da Peninsula de Setubal e Membro da Confraria Amigos da Bacalhôa. Autor de Comer e Beber com Eça de Queiroz (1996) e Vinhos da Península de Setúbal (2001)