06
Janeiro 2026
/ /
ViniPortugal anuncia Grande Júri para 2026

A ViniPortugal anuncia a constituição do Grande Júri da edição da Concurso Vinhos de Portugal de 2026, que se reunirá em Évora para eleger os Prémios Finais do concurso. Este painel, de reconhecido prestígio nacional e internacional, é composto por profissionais de referência nas áreas da prova, crítica, comunicação e formação em vinho, assegurando elevados padrões de rigor, independência e credibilidade no processo de selecção.

Integram o Grande Júri Luís Lopes, Bento Amaral, Paulo Nunes, Dirceu Vianna Junior MW, John Sumners, recentemente nomeado provador responsável pela categoria Portugal da Wine Enthusiast, e Victoria MacKenzie MW, Head of Product Development for Wine Qualifications no Wine & Spirit Education Trust (WSET). A diversidade de perfis e a experiência acumulada destes especialistas reforçam o posicionamento do Concurso Vinhos de Portugal como uma plataforma de excelência e de projecção internacional dos vinhos portugueses.

A realização da reunião do Grande Júri em Évora, em 2026, sublinha o compromisso do Concurso Vinhos de Portugal com a valorização dos territórios vitivinícolas nacionais e com a descentralização das suas iniciativas, associando o momento decisivo da atribuição dos Grandes Ouros e Melhores do Ano a uma cidade de forte identidade histórica e cultural. O Grande Júri desempenha um papel determinante na distinção dos vinhos que melhor representam a qualidade, diversidade e autenticidade da produção vitivinícola nacional.