1050 vinhos apreciados por 100 especialistas de 13 a 16 de Maio no CNEMA
Mais de 100 especialistas nacionais e internacionais reunirão entre de 13 a 16 de Maio, no CNEMA, em Santarém, para apreciação do número record de 1050 vinhos nacionais em prova. O concurso pretende continuar a afirmar-se como um acontecimento de relevância internacional dedicado a reforçar a notoriedade dos vinhos portugueses.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal afirma que O Concurso Vinhos de Portugal, representará para a maioria dos 25 Jurados internacionais, uma perfeita imersão no mundo do vinhos Portugueses, dado que através das Provas dos Jurados e do programa de acções paralelas estão criadas diversas oportunidades para aprofundarem o conhecimento sobre os nossos Vinhos
Oriundos do Canadá, EUA, Brasil, China, Japão e Coreia, para além dos Europeus (de França até à Rússia), estes convidados internacionais sairão de Portugal com uma melhor visão não só da elevada qualidade média os nossos vinhos, mas também sobre a nossa diversidade. Estamos convencidos que sairão com uma clara percepção que vale a pena olhar para os Vinhos de Portugal, que hoje associam tradição com modernidade. Modernidade no que é global, as técnicas vitivinícolas e a tecnologia, associada à tradição que soubemos manter no que é local, as castas autóctones, a arte do blend, ou a pisa a pé ou o vinho de talha reforça o mesmo responsável.
Durante as sessões técnicas de prova os 25 jurados internacionais terão a possibilidade de conviver com os 75 enólogos portugueses que participarão no Júri, trocando opiniões, escutando comentários ou sugestões. Quem produz os nossos vinhos cruzará a sua experiência com quem avalia e fala ou escreve sobre os nossos vinhos nos diferentes mercados.
Durante o Concurso serão atribuídas medalhas de Ouro, Prata e Bronze de acordo com as pontuações de classificação. Os vinhos que conquistem pontuação para medalha de ouro serão submetidos a um Grande Júri, que escolherá os Grandes Ouros e, em particular, os Vencedores da edição de 2014.
Os vinhos premiados com a grande medalha de ouro asseguram a participação nas acções de promoção genérica nos mercados internacionais (seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais) bem como passarão a ter grandedestaque nas Salas de Prova da ViniPortugal em Lisboa e Porto.