333 Medalhas atribuídas: 7 Melhores do Ano, 29 Grandes Ouros, 58 Ouros e 246 Pratas.
Os 7 grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 333 vinhos premiados, foram distribuídos pelas regiões do Douro, Vinho Verde e Bairrada. O vinho Quinta do Portal Reserva tinto (2011), da região do Douro, foi considerado o Melhor Vinho do Ano. A região do Douro distinguiu-se com mais 4 grandes premiações com os vinhos: Vallegre DOC Reserva 2014, o Melhor Branco, Messias 1967, o Melhor Licoroso e o KOPKE 40 Anos TAWNY, o Melhor Licoroso de Lote. A região da Bairrada, o Messias Clássico Garrafeira 2010 foi considerado o Melhor Tinto Varietal e o Hibernus Grande Cuvée o Melhor Espumante do ano. O vinho Quinta de Linhares Azal 2015, da região dos Vinhos Verdes, foi considerado Melhor Branco Varietal.
Mais de 145 enólogos e sommeliers provenientes de várias regiões de Portugal e especialistas de vários mercados provaram 1.350 vinhos nacionais dos 383 produtores inscritos no concurso. A região do Douro e Porto conquistou 18 dos 29 Grandes Ouros nos vinhos tranquilos e quatro Grandes Ouros na categoria dos Licorosos. As 333 medalhas premiaram todas as regiões vitivinícolas portuguesas, no total foram atribuídas 29 medalhas de Grande Ouro, 58 Ouros e 246 Pratas.
Na cerimónia marcaram presença os prestigiados especialistas internacionais Julia Harding, os americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Junior e a alemã Caro Maurer, assim como todo o júri que durante vários dias selecionou os melhores vinhos entre os 1350 apresentados na edição 2016 do Concurso Vinhos de Portugal.
"A qualidade deste ano foi muito boa", resume Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, que desde 2013 assegura a realização do Concurso Vinhos de Portugal e que tem como missão "promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência valorizando a marca "Wines of Portugal".
Lista completa de premiados aqui.