27
Abril 2021
/ /
Especialistas da Bélgica, Reino Unido, Brasil e Portugal escolhem melhores vinhos portugueses do ano

Os melhores vinhos portugueses vão ser colocados à prova junto de reputados especialistas nacionais e internacionais. A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal volta a contar com um leque de especialistas de renome no Grande Júri da iniciativa, com destaque para a estreia de Adrian Gardoph, director executivo do Institute of Masters of Wine (IMW), e Eric Boschman, sommelier da Bélgica.

Natural do Reino Unido, Adrian Gardoph é um profundo conhecedor do sector a nível global. Para além da direcção do IMW, Gardoph conta no seu currículo com a criação de uma agência global de negócios especializada em vinhos da África do Sul, uma empresa de consultoria do sector (Blackrock Wines), a primeira escola da Wine & Spirit Education Trust localizada na Rússia e a única empresa importadora de vinhos de excelência na Jamaica.

Eric Boschman é outro dos jurados estreantes no Concurso. Sommelier belga, é fundador de La Food and Wine Academy, autor de livros sobre vinho e presença regular em meios de comunicação social onde partilha o seu conhecimento sobre a área dos vinhos.

À semelhança das edições anteriores do Concurso Vinhos de Portugal, o Grande Júri volta a contar com a participação de Dirceu Vianna Junior, o primeiro Master of Wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e Miguel Pessanha, Chief Operating Officer da Sogrape Vinhos. O Grande Júri é presidido por Luís Lopes, fundador e diretor da revista Vinhos Grandes Escolhas.

São também conhecidos os nomes de mais especialistas internacionais que vão integrar o painel de avaliação do Júri Regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do Concurso, que decorrerá no CNEMA, em Santarém. Destaque para profissionais da Estónia (Rain Veskimae, sommelier e gestor do restaurante Mantel & Korsten, onde o foco é a gastronomia mediterrânea e vinhos, e Verner Lepp, distinguido o prémio de Segundo Melhor Sommelier do seu país) e Reino Unido (Emily Rowe, premiada com o Wines of Portugal Prize pela sua prestação no curso da Wine & Spirit Education Trust).

O continente americano está fortemente representado no Júri Regular do Concurso Vinhos de Portugal 2021, através de especialistas do Canadá (Élyse Lambert MS, sommelier consultora, vencedora do título de Best Sommelier of Americas 2009, Best Sommelier of Canada 2015, e com a quinta posição do Best Sommelier of the World, Argentina 2016); dos Estados Unidos da América (Peter Granoff MS, co-proprietário de várias empresas de restauração na área dos vinhos em São Francisco e Califórnia), e do México (Claudia Treviño, com 12 anos de experiência enquanto sommelier e consultora na indústria vinícola e Embaixadora de Vinhos de Portugal em 2017).

O período de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal decorre até 30 de Abril. O registo pode ser feito através do site http://concursovinhosdeportugal.pt