03
Abril 2023
/ /
GRANDE JÚRI CONTA PELA PRIMEIRA VEZ COM JURADA INTERNACIONAL DA ÁFRICA DO SUL

O Grande Júri da 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional, já está definido e este ano conta pela primeira vez, com uma jurada internacional da África do Sul. Trata-se de Cathy van Zyl, a primeira mulher a conquistar o título de Master of Wine no Continente Africano. 

Como já é habitual o Grande Júri é constituído, por personalidades nacionais e internacionais e a Cathy van Zyl MW vão juntar-se os já conhecidos Anselmo Mendes, Bento Amaral, Dirceu Vianna Júnior MW, James Tidwell MS, e Luís Lopes que estarão a avaliar os melhores vinhos a concurso na fase final, entre os dias 11 e 12 de Maio, decidindo quem serão os Grandes Ouros e os Melhores do Ano.

Antes de chegarem ao Grande Júri, os vinhos inscritos estarão a concorrer na 1ª fase que inclui sessões técnicas de prova entre os dias 8 e 10 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde serão avaliados pelo Júri Regular. A par da avaliação, nesses dias decorrem ainda Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A divulgação dos vencedores decorrerá depois da escolha do Grande Júri numa Cerimónia de Entrega de Prémios, a 12 de Maio. Este ano a Região seleccionada para apresentação dos Prémios será a Beira Interior, mais precisamente a cidade de Pinhel.

O Concurso Vinhos de Portugal continua com as inscrições abertas e os produtores que pretendam inscrever os seus vinhos podem fazê-lo no site oficial até ao dia 2 de Abril.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal representa para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão presença garantida nos eventos internacionais de renome deste ano. Este é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si.  A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto um país de excelência na produção de vinho.

Biografias Grande Júri:


Cathy van Zyl tornou-se a primeira Master of Wine no Continente Africano quando passou no tão difícil e prestigioso exame MW em 2005. Presidente Institute of Masters of Wine education durante quatro anos e membro do seu Conselho durante seis anos, tornou-se presidente do IMW em Setembro de 2022. Cathy lecciona e é júri a nível local e internacional e ocasionalmente contribui para revistas e websites de vinho em todo o mundo, mas passa a maior parte do seu tempo como editora associada do Platter's South African Wine Guide. Em 2019, foi nomeada Personalidade do Ano pelo Institute of Cape Wine Masters, pela sua apaixonada promoção do vinho sul-africano.

Anselmo Mendes é reconhecido não só pela excelência dos vinhos que produz, de onde se destaca o Alvarinho, mas também por toda a sua carreira no sector vitivinícola. É co-autor de vários trabalhos científicos na área de viticultura e enologia bem como orientador de dezenas de estágios em Enologia e pós-graduações em enologia, viticultura e marketing. É frequentemente convidado para debates e programas televisivos. Na imprensa, é referido habitualmente tanto na imprensa geral como na especializada, incluindo nos reconhecidos meios como Wine Spectator, Wine Entusiast, Wine and Spirit, Decanter, Vinum, Weinwisser. Tem centenas de vinhos premiados nacional e internacionalmente, incluindo classificações que colocam alguns dos seus vinhos entre os 100 melhores do mundo e o reconhecimento pelo maior crítico do mundo, Robert Parker. De entre as distinções que lhe foram atribuídas destacam-se, em 2011, Produtor do Ano eleito pela Revista de Vinhos, em 2012 foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes em Portugal pelo semanário Expresso, em 2014 a Revista americana Wine Enthusiast elegeu-o o Master of Cool dos vinhos portugueses e a Revista polaca Vinum Magazine elegeu-o a Personalidade do Ano. Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador de Mérito Empresarial classe Mérito Agrícola e é ainda condecorado pelo Município de Monção como Cidadão de Mérito. Em 2016 foi homenageado pelo Rotary Club de Monção. Em 2018 foi homenageado pela Associação Portuguesa de Enologia com o prémio "Prestigio da APE" e em 2020 eleito Presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA).

Bento Amaral, depois de 14 anos a liderar o Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), foi Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do mesmo Instituto, durante 9 anos, até 2022. No mesmo ano, 2022, fundou a empresa Humanwinety, com 3 sócios, que visa a capacitação e inclusão de grupos menos representados na sociedade no negócio do vinho e da hotelaria. É professor universitário em várias instituições onde leciona sobre prova de vinhos, vinhos do mundo, vinho do Porto. Desde 1999 é o regente da cadeira de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. É membro do painel de prova da Revista de Vinhos, a maior revista de vinhos portuguesa. É consultor na área de vinhos para empresas e instituições. É membro do Júri, há mais de duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos. Licenciou-se em Engenharia Alimentar, tendo durante o curso estagiado no Instituto de Enologia de Bordéus. Entre as suas atividades contam-se ainda cursos e palestras sobre a prova de vinhos. Apesar de ser professor universitário, para manter os seus estudos atualizados está a estudar para se candidatar ao Institute of Masters of Wine em 2024. Foi nomeado, em 2020, para “Wine Person of the Year” pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast.


Master of Wine, Dirceu Junior trabalha no negócio do vinho em Londres desde 1989 onde foi director de importantes empresas de distribuição de vinhos da Inglaterra. Em 2008, tornou-se no primeiro homem da América do Sul a conquistar o título de Master of Wine quando também recebeu o Prémio do Instituto of Masters of Wine de excelência em Negócios do Vinho. Após três décadas de experiência no sector, em 2015 formou sua empresa de consultoria, Vianna Wine Resources, trabalhando nos dias de hoje por todo o mundo enquanto consultor, mas também como jornalista, jurado de concursos internacionais e orador em vários eventos do sector.

James Tidwell é escritor, palestrante, formador e empresário. Fundou e produziu a Conferência TEXSOM e os Prémios TEXSOM. É membro do comitê editorial da Classic Wine Library, consultor da 8ª edition do The World Atlas of Wine, bem como do Oxford Companion to Wine e é júri no World of Fine Wine Magazine’s World’ s Best Wine List Awards Foi eleito Rising Star Sommelier 2007 pela StarChefs, nomeado para Outstanding Alumni 2017 da WSET, para Personalidade do Ano no Wine Star Awards 2019 da revista Wine Enthusiast e também para um dos Wine Business Leaders da Wine Business Monthly 2021. Além de Master Sommelier em 2009, tem Diploma da Wine and Spirits Education Trust (WSET); Certificado Wine Educator (CWE) e Certificado Specialist of Spirits (CSS) pela Society of Wine Educators (SWE); É também especialista em chá, certificado pelo Specialty Tea Institute e tem um certificado de Sake Professional do Sake Education Council. 

Luís Lopes é fundador e director, entre 1989 e Abril de 2007, da Revista de Vinhos, publicação de vinhos e gastronomia orientada para o consumidor final. Em Maio de 2017 lançou uma nova publicação mensal nesta área, denominada VINHO Grandes Escolhas, que se tornou já líder de mercado. Organiza anualmente um vasto conjunto de eventos vínicos (feiras de vinhos, provas comentadas, etc.) em vários pontos do país, onde se destaca a maior feira de vinhos do sector, a Grandes Escolhas Vinhos & Sabores, em Lisboa, com cerca de 400 produtores e cerca de 25 mil visitantes. Participa regularmente como speaker em colóquios, seminários e apresentações de vinhos em Portugal e no estrangeiro. Tem sido membro do júri de diversos concursos internacionais de vinhos e orienta eventos, cursos de prova e acções de formação sobre vinhos e gastronomia em Portugal, Angola, Europa, Ásia e América do Sul. É director técnico do concurso Wines of Portugal Challenge, organizado anualmente pela ViniPortugal. Prova e classifica anualmente mais de 6.000 vinhos. Devido ao seu contributo para o desenvolvimento do vinho de Portugal, o Estado Português entendeu, em 2003, condecorar Luís Ramos Lopes com a Medalha de Honra da Agricultura.