Regressar

Jurados 2021




Cláudia Carvalho Portugal
Natural de Santarém, Técnica de Enologia pela Escola Superior Agrária de Santarém e detentora do WSET Nível II, desenvolve a sua atividade no laboratório da empresa WTejo Análises e Consultoria desde 2014, acompanhando vinhos das várias regiões do país!
Luís Pato Portugal
Provador da Comissão da Bairrada durante 15 anos( até 1999) Primeiro provador de um país que não tem como língua o Inglês da International Wine Challenge( início em 1990) Provador para o concurso Mondial du Vin ( por vezes) Enólogo amador na empresa da família ( sem formação específica), aprendendo com as suas próprias experiências e coma capacidade crítica da formação em Eng. Química.
Ana Alves Portugal
Enóloga na Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes. Consultoria em Enologia. Docente convidada do Curso "Viticultura e Enologia" do Instituto Politécnico de Bragança. Provadora em Concursos Nacionais e Internacionais".
António Ventura Portugal
Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia.
Bruno Antunes Portugal
Bruno Antunes, Escanção/Sommelier formado nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Estoril, onde mais tarde se tornou Formador. Como Escanção/Sommelier trabalhou em restaurantes como o ‘Nobre’ ‘Tavares Rico’, e em Hotéis como a Lapa Palace, Hotel Sheraton e Hotel Ritz Four Seasons. Bruno Antunes foi condecorado como ''Escanção do ano'' em 2009 pela Revista de Vinhos, Melhor Escanção de Portugal por 9 anos consecutivos pela Associação de Escanções, foi o representante português nos concursos Mundiais de Sommelier’s Chile 2009, Tóquio 2013 e Mendoza 2016. Foi o Sommelier responsável no Lisbon Bar Show 2018 pela maior prova de vinhos do Porto para o Guinness World Records. Alem dos vinhos Bruno Antunes também é o sommelier da conceituada cerveja Estrela Damm. Responsável pelo Painel de Provas de vinhos da Revista AHRESP Actualmente dedica-se à sua empresa de distribuição e aconselhamento de vinhos de forma exímia, a Wine Man by Bruno Antunes, since 2011.
Carlos Alves Portugal
Carlos Alves é o enólogo responsável dos Vinhos do Porto do grupo Sogevinus, detentor nas prestigiadas marcas Kopke, Burmester, e Barros e Cálem.
Carlos Eduardo Portugal
Carlos Eduardo actualmente é responsável pelo departamento de enologia da Enoport. Em 2013, Carlos Eduardo foi considerado o “Enólogo do Ano”, pela Região de Vinhos do Tejo.
Carlos Teixeira Portugal
Carlos Teixeira, 45 anos (colheita de 1975), casado e pai de um lindo rapaz. Enólogo desde 1997, todo o seu percurso académico foi feito em Portugal. Iniciou a carreira profissional como enólogo júnior na Fiuza & Bright em 1997, colaborando com Peter Bright, desde 1999, assumiu o Departamento de Enologia da Quinta da Lixa. Viaja um pouco por todo o mundo a maior parte do ano, para aprender mais sobre outras regiões vinícolas e processos de vinificação, mas também para apresentar os vinhos da Quinta da Lixa, ele é um dos enólogos mais premiados da região dos Vinhos Verdes, desde 1999 assinou mais de 100 vinhos premiados um pouco por todo o mundo.
César Pinacho Portugal
Nascido em 1979 em Palência (Espanha). É licenciado o em Engenharia Alimentar pela Universidade de Valladolide, licenciado em Agronomia pelo Instituto Politécnico de Bragança e frequentou o mestrado de Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Iniciou o seu percurso no Douro, na Quinta do Noval, onde se rendeu "a esta religião” do Vinho do Porto. Desde 2009, é enólogo em Vallegre, empresa familiar portuguesa de tradição secular, onde são produzidos vinhos generosos e tranquilos para o mercado nacional e exportação.
Domingos Soares Franco Portugal
Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente, é o mais novo dos dois representantes da sexta geração da família que gere a José Maria da Fonseca. Estudou em Davis, na Califórnia licenciando-se em Ciências de Fermentações ( Viticultura e Enologia ) pela Faculdade de Agricultura e Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia. Começou a trabalhar na José Maria da Fonseca nos anos 80. Desde então, tem introduzido inúmeras alterações nos vinhos produzidos por esta empresa, tornando-se um dos mais inovadores enólogos da nova geração em Portugal.
Ilona Akulova Portugal
Licenciada em Direito pela Universidade da Letónia. Há dez anos veio para Portugal e ficou encantada com a riqueza dos vinhos portugueses. Hoje em dia é especialista certificada em vinhos pelo WSET, detém o diploma em "Marketing de Vinhos e Enoturismo", é júri em concursos nacionais e internacionais e embaixadora dos Vinhos de Portugal. Ilona é co-fundadora da primeira garrafeira na Letónia dedicada somente aos vinhos portugueses. Autora do curso online "Segredos de Apreciação" para os curiosos. Fundadora de BOTTLED ASSETS - consultoria para os produtores, restauração e clientes particulares.
Jaime Quendera Portugal
Assistente de Enologia de João Portugal Ramos na Cooperativa de Pegões desde 1994 até 1999. Passando a enologo sénior em 2000. Responsável de Enologia de Casa Ermelinda Freitas na região “Peninsula de Setubal ” desde 1998. Responsável de Enologia nos vinhos “Ti Bento” desde 1998 , dos vinhos Marcolino Freitas e filho desde 1999, dos vinhos da Quinta de Alcube desde 2002 , Fundação “Stanley” desde 2008 ,Vinhos São Felipe desde 2007 ,Casal Freitas desde 2005 , entre muitos outros. Responsável de Enologia da e Quinta da Lapa Ribatejo desde 2007. Responsável de Enologia da Fundação Oriente , Lisboa desde 2010. Responsável de enologia da Herdade do Pombal Estremoz , Alentejo desde 2007e adega das Mouras de Arraiolos desde 2008 Perito Português de Enologia na CEE pala CONFAGRI. Desde 1995 Membro do comité de Marketing da Viniportugal de 2007 a 2010 Cursos efectuados - “Testes de Acuidade/Principais Defeitos no Vinho” - dia 15 de Maio de 2013 na Casa Mãe da Rota de Vinhos, promovido pela CVRPS. - “ Testes Sensoriais Interlaboratoriais da ALABE – dia 12 e 13 de Novembro na CVRPS.
João Matos Portugal
Tem 46 anos, Natural do Porto, formado em Enologia pela UTAD. Com experiência de 20 anos como Sócio/Administrador de várias empresas produtoras das marcas Castello D’alba (2002-2013), Quinta da Pedra Escrita (2007-2013), Beyra (2010-2013), Giroflé (2010 - Actualidade), Arquivo (2014 - Actualidade) e docente no ISAG no módulo Técnicas de Negociação e Vendas, no programa executivo Expertise in Wine Management (2017- Actualidade). Actualmente, Sócio/Administrador da Fap Wines SA e Director Comercial da LVW - Lobo de Vasconcellos Wines Lda..
João Paulo Martins Portugal
Jornalista, redactor da revista Grandes Escolhas e colunista do semanário Expresso. Júri de concursos nacionais e internacionais (IWC, Decanter, Conc. Bruxelas), além de Düsseldorf, África do Sul, Chile, Madrid. Autor de guias de Vinhos (23 anos consecutivos). Tem livros publicados sobre Vinho do Porto (o único editado também em mandarim) além de outros genéricos sobre o Vinho em Portugal (CTT).
Jorge Novelo Portugal
Jorge Novelo é licenciado em Engenharia Agrícola (Universidade de Évora) e em Enologia (Universidad da Extremadura - Badajoz). Trabalha há 27 anos na Adega Cooperativa de Redondo, primeiro como Director de Produção, actualmente como Director Industrial. É ex-membro da Câmara de Provadores da CVR Alentejana. Foi formador do Curso Profissional de Técnico Vitícola na Escola Sec. De Redondo (2018-2020).
José Figueiredo Portugal
Natural de Almeirim de uma família de viticultores, formou-se em Eng. Agronómica na Escola Superior Agrária de Santarém. Em 2017, concluiu a Pós-Graduação em Enologia, leccionado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Foi desenvolvendo trabalhos como enólogo e viticultor em diversos projectos, sendo que actualmente é enólogo na Herdade Monte Branco e consultor em projectos de viticultura no Tejo. É também provador da CVR Tejo desde 2014.
José Hipólito Portugal
Licenciatura em Engenharia Biológica e Alimentar que adquiri na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e tese de licenciatura em parceria com o Instituto Sup. de Agronomia sobre leveduras de contaminação dos vinhos. De seguida realizei duas vindimas internacionais, a primeira em Sonoma County, Califórnia (2008) e a segunda na região de Langhorne Creek, Austrália (2009). Realizei ainda uma vindima em Portugal na Quinta da Lagoalva (2009) e fiz parte da equipa de Enologia da Quinta da Alorna durante 10 anos. Voltei em 2020 às minhas origens, Beira Baixa, onde encontrei a Adega23.
Luís Sottomayor Portugal
Quando em 1989 se associou à equipa de enologia liderada pelo mestre Fernando Nicolau de Almeida, Luís Sottomayor sabia que estava na empresa certa para participar na produção dos melhores vinhos do Douro. Hoje, com as suas competências reconhecidas e a qualidade do seu trabalho comprovada, dirige a equipa de Enologia da Casa Ferreirinha e de todas as marcas de Vinho do Porto da Sogrape, responsabilidade que assumiu em Janeiro de 2003. Autor de vinhos mundialmente famosos, como Barca Velha e Quinta da Leda, e dos excelentes Vintages de 2011 e 2016, Luís exprime um grande orgulho pela oportunidade que lhe foi proporcionada de perpetuar uma história ímpar no mundo dos vinhos. Para si, «o segredo dos grandes vinhos assenta na paixão daqueles que escrevem a sua história nas vinhas e nas adegas»
Madalena Vidigal Portugal
Madalena Vidigal nasceu em Lisboa onde se licenciou em Direcção e Gestão Hoteleira. Mais tarde, completou uma Pós-Graduação em Enoturismo (Lusófona) e em Viticultura (Universidade de Évora). Criadora do blog EntreVinhas.com, o primeiro blog português inteiramente dedicado ao Enoturismo. Actualmente é formadora em Enoturismo e autora do podcast “5 Minutos de Vinho”. Desde 2013 que é responsável pela vinha de família e futura produtora de vinho no Alentejo.
Manuel Lobo Portugal
Pertenço à terceira geração de uma família que está no negócio de vinho (viticultura e produção de vinho). Licenciado em Enologia pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Frequentei diversas especializações curriculares sobre Enologia na Université Victor Segalen Bordeaux II OENOLOGIE. Entre 1999 e 2001 trabalhei como um enólogo na Austrália, Estados Unidos da América. Actualmente, exerço funções o Enólogo da Quinta do Crasto, SA e também sou Enólogo, um projecto chamado Roquette & Cazes, que é uma joint venture entre a familia Roquette (Quinta do Crasto) e a família Cazes (Château Lynch Bages – Paulliac Bordeaux).
Manuel Moreira Portugal
Exerce a actividade de Escanção / Sommelier há mais de 20 anos, consultor de vinhos em hotéis, restaurantes e wine bar. Experiência como Sommelier em restaurante Michelin entre outros. Vencedor por 5 ocasiões do Concurso Nacional de Escanções, sendo vice-campeão do mundo em 2008 (Worldwide Sommelier Association) e TOP 10 no concurso “Best Sommelier of Europe” pela ASI em 2008. Hoje em dia exerce como Consultor, Wine Educator, Wine Critic (Revista de Vinhos). Também orador internacional sobre vinhos portugueses (Brasil, Angola, Holanda, França, Suécia, China, UK, Hong Kong, Macau, USA). Galardoado “Best Sommelier in Portugal 2009” pela Wine Business International, “Sommelier of the year 2005” pela Academia Internacional de Gastronomia e “Sommelier of the Year” 2003, pela Revista de Vinhos. Aluno do Instituto Masters of Wine em 2013.
Manuel Vieira Portugal
Licenciatura em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, Lisboa Enólogo na Sogrape Vinhos, de 1985 a 2011. Actualmente consultor de Enologia em Caminhos Cruzados ( Dão), Quinta de Cottas (Douro), Barão de Vilar (Douro
Marco Alexandre Portugal
Formado pela EHTL como Sommelier e em Gestão Hoteleira. Participa anualmente em vários concursos de vinhos nacionais como júri e neste momento desempenha a função de Diretor F&B/Vinhos no Aroeira Lisbon Hotel na Herdade da Aroeira. Esteve alguns anos na direção da Associação dos Escanções de Portugal e tenho no meu portfolio alguns prémios em concursos enogastronomicos.
Mário Rodrigues Portugal
Mário Rodrigues, escreve sobre gastronomia e vinhos desde 1998, fundou projetos editoriais marcantes nestas áreas. Integra diversos júris, produtor de media, colunista e fundador do site editorial alivetaste.com, uma referência em Portugal. Criou produziu e coapresentou rúbricas na RTP1 em 2005/2006 e na Rádio Nova 2019/2021, sobre gastronomia, turismo e vinhos. Integrou o Painel de avaliação do Boa Cama Boa Mesa e concelho para a atribuição dos principais prémios. É atualmente Curador do Clube P do Jornal Público. Criou o evento enogastronómico Alivetaste-Sabores da vida, um evento B2B que já vai na 5ª iniciativa. Orador e moderador em diversas conferências e colóquios. Participa como júri em diversos concursos nacionais de gastronomia, vinhos e queijos. Criou e integra um painel nacional de avaliação de vinhos, composto por algumas personalidades em conjunto com Serralves no restaurante Link´s (2017/2019). Docente na UPT- Universidade Portucalense no Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos.
Osvaldo Amado Portugal
Filho e neto de viticultores, com formação em agronomia e pós graduação em enologia na Universidade de Charles Sturt, Austrália. Consultor em várias adegas nas regiões de Lisboa ,Tejo e Alentejo. Foi Enólogo do Ano 2013 pela Revista de vinhos. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Enologia." Português natural de Angola, Osvaldo Amado iniciou actividade em 1986 e há 23 anos que é Enólogo Chefe. Possui um extenso curriculum na produção de vinhos tendo vinificado em quase todas regiões demarcadas de Portugal. Actualmente é Director de Enologia da Dão Sul, que inclui Quinta de Cabriz, Casa de Santar, Herdade Monte da Cal, Quinta do Encontro, Quinta das Tecedeiras, Quinta de Lourosa, Sá de Baixo, Paço dos Cunhas de Santar, Vinícola Santa Maria no Brasil, entre outros. Já vinificou em Espanha, Itália e Africa do Sul. No seu percurso obteve distinções nacionais e internacionais que totalizam mais de 100 medalhas de Ouro e 300 de prata, sendo ainda presença assídua como jurado em vários concursos nacionais e internacionais.
Paulo Coutinho Portugal
Conclui a Licenciatura em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1993, e é Enólogo da Quinta do Portal desde Agosto de 1994.
Paulo Prior Portugal
Paulo Prior, é licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Em 2000, integrou os quadros da empresa Sogrape Vinhos SA; integra a câmaras de provadores de certificação das regiões: Beira Atlântico e Bairrada; Atualmente tem a seu cargo os Centros de Vinificação/Armazenagem de Anadia, Avintes e Bemposta. Tem ainda a seu cargo a responsabilidade enológica de marcas: Mateus, Gazela e Terra Franca.
Pedro Baptista Portugal
Pedro Miguel Frade Baptista, natural de Cabeço de Vide, Concelho de Fronteira. Licenciatura em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. Pós Graduação em Agronomia (Viticultura/Enologia) na École National Superieure Agronomique de Montpellier – França. Enólogo pela École Superieure d’Oenologie de Montpellier – França. Enólogo da Adega Cartuxa, acumulando funções de Administrador Executivo e Director de Produção da Fundação Eugénio de Almeida. Enólogo consultor nos projectos vitivinícolas Granacer em Reguengos de Monsaraz, na Horta do Chaves, em Mora e na Vinha das Virtudes, em Évora. Administrador e Enólogo da Tapada do Chaves, em Frangoneiro, Portalegre.
Renato Ferreira Portugal
Com uma carreira de 20 anos a trabalhar em restauração incluindo Navios de Cruzeiro com passagem em diversos países como Espanha, França e Reino Unido, Renato Ferreira especializou-se em vinhos durante a última década, primeiro em restaurantes e depois na distribuição, sendo detentor do Diploma da Wset e o certificado do Court Master Sommeliers. Voltado ao seu País recentemente para representar um projecto inovador prestes a ser revelado.
Ricardo Gomes Portugal
Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2013. Desde então que trabalho na Região Demarcada do Douro. Atualmente integra a Equipa de Enologia como Enólogo Residente na Quinta do Val Moreira.
Teresa Colaço do Rosário Portugal
Consultora e investigadora especializada em vinhos portugueses e em mercados internacionais. Júri em concursos de vinho internacionais
Tiago Alves de Sousa Portugal
Melhor aluno do curso de Eng. Agrícola da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sendo como tal distinguido com o prémio Fundação Eng.º António de Almeida e com a Bolsa de Mérito do Fundo de Apoio ao Estudante. Após vários estágios de vindima complementados com cursos de formação na área da Enologia e da Viticultura e uma passagem pelo Instituto de Viticultura da Universidade Católica de Piacenza (Itália), passa em 2002 a integrar a equipa técnica dos vinhos do Douro e Porto da família Alves de Sousa. Em 2011 concluiu um doutoramento em Ciências Agronómicas/ Viticultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com classificação máxima. Conta com várias publicações no âmbito da viticultura em revistas internacionais e actas de encontros científicos, sendo frequentemente convidado para palestras em Portugal e além fronteiras. Na produção de vinhos do Douro e Porto da família, além da direcção técnica, é também responsável por vários mercados de exportação. É um dos representantes da 5ª geração Alves de Sousa.
Tiago Garcia Portugal
Tiago Miguel Cuco Garcia, natural de Vila Viçosa, 42 anos, licenciado em Enologia pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Pós Graduação em Enologia pela Universidade de Évora, Pós Graduação em Wine Business pelo Instituto Politécnico de Leiria e qualificação em vinhos e espirituosos nível 2 pelo WSET. Profissionalmente iniciei como enólogo estagiário na Sociedade Agrícola Quinta do Carmo em Estremoz, durante um ano, tendo em 2002 assumido a Enologia e direção de produção da empresa Serrano Mira SA, Herdade das Servas, em Estremoz até Junho de 2017, desde Julho de 2017 Enólogo na Carmim, Reguengos de Monsaraz.
Tiago Macena Portugal
Tiago Macena, enólogo da Adega Marel (Alentejo), Altitude Wines (Dão) e da Ribeira do Mosteiro (Douro). De momento, é estudante práctico do “Institute of Masters of Wine”. Especializado em Viticultura e Enologia pela licenciatura em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, fez também uma pós-graduação em “Wine Business”. Em 2017 criou a sua própria empresa de consultoria técnica.