Regressar

Jurados 2024




Anca Poiana Portugal
Anca Poiana, de origem Romena vive e desenvolve a sua atividade profissional em Tomar, desde 2002. É especialista em Técnicas de Laboratório de Análises Físico-Químicas. É licenciada em Engenharia do Ambiente. Obteve o Master in Viticultura and Enology Engineering, pelo Instituto Superior de Agronomia , o “Madeira Wine Educator” também como o WSET II entre outros. É proprietária, produtora e Enóloga principal da Adega Casal Martins. É júri dos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais de vinhos. É formadora de vinhos de Portugal e do Mundo, e análise sensorial. É Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Escanções de Portugal. É Provadora Oficial da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (Entidade Certificadora).
Ivo Fartouce Portugal
Licenciado em Engenharia Agronómica pela Escola Superior Agrária de Santarém e com mestrado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Superior de Agronomia. Desde 2010 ligado à produção vitivinícola, em 2015 começou a desenvolver funções como Técnico Agrícola e Enólogo no Douro e mais tarde, no Alentejo. Também trabalhou num projeto de investigação no estudo de castas no âmbito das alterações climáticas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no qual foram publicados artigos científicos. Atualmente é Enólogo na Companhia das Quintas, produzindo vinhos das regiões do Alentejo, Douro, Vinhos Verdes, Lisboa e Bairrada.
Agostinho Peixoto Portugal
O Agostinho Peixoto, é de Braga, Licenciou-se em Turismo (ISAG); é Pós-Graduado em “Desenvolvimento Local e Regional” (Universidade Católica Portuguesa); tem um MBA em Gestão de Destinos Turísticos (Universidade Fernando Pessoa); é formador certificado do IEFP. Exerce atividade de docência em vários estabelecimentos de ensino profissional e superior nas áreas do Turismo, Gastronomia e Vinhos. É “Madeira Wine Educator”, é de igual forma “Porto Wine Educator”. Obteve o WSET nível II, um dos cursos de vinhos mais concentuado do mundo. É responsável pela dinamização do produto Gastronomia e Vinhos da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, onde exerce atividade. É microempresário, proprietário da única loja de espumantes portugueses existente em Portugal. É júri de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos. É, também, membro de júri de vários concursos de gastronomia. Escreve artigos de opinião especializada para vários órgãos de comunicação social, nacionais e internacionais. É Presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal. É, também, Presidente da Confraria Gastronómica do Abade. É membro do Conselho de Marketing da Comissão Vitivinícola dos Vinhos de Trás-os-Montes. E sobretudo é um apaixonado pelo que faz. É, sobretudo, um apaixonado pelo que faz no mundo do Turismo, da Gastronomia e dos Vinhos.
Alexandra Mendes Portugal
Profissional independente - presta consultoria para a área de enologia: Cerrado da Porta, Lda (Lisboa); Casa Clara (Alentejo); Casa agrícola Santos Jorge(Alentejo desde Jan.23); Cepa Monteiro(Lisboa/Alentejo desde Otubro 22); Alveirão – Sociedade Agrícola do Vale Godinho (Biológico - até junho 2019); Encostas de Alqueva (Lisboa e Tejo – desde maio de 2019).
Álvaro Van Zeller Portugal
Licenciado pela Escola Superior de Agricultura “Luíz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, especializou-se na área Enologia e Viticultura no Instituto de Enologia de Bordéus. Foi Director de Enologia da Quinta do Noval, da A.A. Cálem e do Solar das Bouças. Por duas vezes assumiu a chefia do Serviço Técnico de Prova do IVDP. Fez parte da Junta Consultiva de Provadores do IVDP - vinhos do Douro. Actualmente é Director de Enologia da Barão de Vilar, consultor da J.H. Andresen e faz parte da Junta Consultiva de Provadores do IVDP - vinhos do Porto.
Ana Almeirante Portugal
Formada em eng. Agronómica pela Escola Superior Agrária de Santarém, pós-graduação em Wine Business pelo ISA/ISEG e em enologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pertence ao corpo de provadores da câmara de provadores da região de Lisboa desde 2011. Integra projetos desde 2010 em várias regiões, atualmente desempenha funções de enóloga na Quinta da Ferradosa Douro.
Ana Penha Portugal
Antonina Barbosa Portugal
Antonina Barbosa trabalha na Falua desde 2004 como Enóloga e Directora de Produção, Qualidade e Segurança alimentar. Desde 2010 é também Enóloga na J Portugal Ramos Vinhos Verdes. Iniciou a sua carreira em 2000 na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB-UCP), como Investigadora na área dos compostos aromáticos voláteis dos vinhos. Realizou o Mestrado em Enologia na ESB-UCP e a Licenciatura em Bioquímica na Universidade de Ciências do Porto, assim como duas Pós Graduações, em Segurança Alimentar e Enologia, na ESB-UCP.
Bernardino Silva Portugal
Gestor da Unidade de Sangalhos / Director de Produção.
Carlos Alves Portugal
Carlos Alves natural de Boticas, formado em engenharia Agricola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Enólogo e Master Blender responsável pelos vinhos do Porto do grupo Sogevinus que detém marcas emblemáticas como a Kopke, Burmester, Calem, Barros e Velhotes.
Carlos Campolargo Portugal
Nascido a 21 de Novembro de 1950 no lugar e freguesia de Mogofores, concelho de Anadia, em casa do seu avô Martinho de Barros Faustino lavrador e produtor de vinho. Aqui reside, de novo e desde há dezassete anos, dedicando-se a dirigir a produção de vinho, na nova adega familiar, com as uvas da viticultura orientada por seu irmão Jorge Campolargo. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia e colaborou com os Ministérios da Justiça e da Educação de Angola na organização e arranque da Faculdade de Direito de Luanda. Tendo passado a colaborar em negócios familiares na área comercial, veio a abrir a primeira Área de Serviço das auto-estradas portuguesas, a da Mealhada em Novembro de 1986. Suspendeu nesse ano a inscrição na Ordem dos Advogados. Desde 2004 dedica-se exclusivamente ao turismo rural e à vitivinicultura.
Carlos Eduardo Portugal
Carlos Ramos Portugal
Natural de Lisboa mas com raízes alentejanas, fiz o curso de Engenharia Agrícola e Pós-graduação em Enologia pela Universidade de Évora.
Cláudia Carvalho Portugal
Natural de Santarém, Técnica de Enologia pela Escola Superior Agrária de Santarém e detentora do WSET Nível II, desenvolve a sua atividade no laboratório da empresa WTejo Análises e Consultoria desde 2014, acompanhando vinhos das várias regiões do país!
Cristiano van Zeller Portugal
Administrador da Quinta Vale D. Maria – vinhos, SA (alteração estatutária da Lemos & van Zeller, Lda.), pertencente ao grupo Aveleda, SA. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação dos Lavradores do Douro - nova Casa do Douro.
David Ferreira Portugal
Diretor do departamento vitivinícola e oleícola da Companhia das Lezírias na Região do Tejo, Engenheiro agrónomo e Enólogo.
Duarte Santos Portugal
Natural de Alenquer, 29 anos. Licenciado em Agronomia, o primeiro contacto profissional no mundo dos vinhos ocorreu em 2014 na Companhia das Lezírias, desde 2017 que pertence aos quadros da Casa Santos Lima, sendo um dos enólogos da região de Lisboa da Casa Santos Lima.
Fernando Machado Portugal
Fernando Machado é Licenciado em engenharia Agropecuária e Mestre em Agricultura biológica com pós-Graduações em enologia na Universidade Católica e Universidade de Bolonha. Diretor de viticultura e enologia do Grupo quinta das Arcas desde 1989.
Filipe Teixeira Pinto Portugal
Filipe Teixeira Pinto, natural do Porto licenciou-se em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Enólogo da Herdade do Sobroso desse 2002.
Francisco Figueiredo Portugal
Francisco Figueiredo, nascido em Lisboa, licenciou-se em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (U.T.L.) e completou a sua formação em Enologia, como Pós-Graduado, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto. Começou a trabalhar, em 1999, numa casa emblemática da região de Lisboa, a Adega Regional de Colares e é, desde 2005, o seu director de produção. Desenvolve o seu trabalho como enólogo consultor, desde 2000, nas regiões de Colares, Torres Vedras e Alenquer.
Gabriela Albuquerque Portugal
Desde 2012, Enóloga Consultora MQ Vinhos, LDA – Monção. 2009 – 2013 Enóloga Sénior Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de V. N. Famalicão. Desde 2007 Formadora de Vinhos 400h ministradas. Estágios Spring Creek Vintners - Nova Zelândia - Tamar Ridge - Austrália - Universidade de Torino - Itália - Ramos Pinto - Douro - Quinta do Ferrão - Bairrada - Frutivinhos – Vinho Verde. Formações Curso de Escanção de Vinhos Verdes - Curso de Olfacção – Nível III - Defeitos Sensoriais de Vinhos. Aperfeiçoamento - Nível I e II
Graça Gonçalves Portugal
Graça Gonçalves é Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto. É licenciada em Engª Agro-Industrial pelo ISA (instituto Superior de Agronomia / Universidade Técnica de Lisboa). Durante 8 anos foi Professora Assistente em Tecnologia do Vinho, Enologia, Microbiologia do Vinho na Escola Superior Agrária de Santarém. Em 2005, a convite do Engº José Bento dos Santos, abraçou o projecto da Quinta do Monte d’Oiro, na Região de Lisboa, em Alenquer, sendo a responsável pela Enologia desde 2006.
Guida Tralhão Portugal
Doutorada em qualidade alimentar com diversos trabalhos de investigação na área de vinhos, é Administradora e Directora Técnica do Laboratório Agroeno – controlo de qualidade e química agrícola. Vasta experiência em análise sensorial e júri de concursos nacionais e internacionais em provas de vinhos.
Hamilton Reis Portugal
Natural do Porto, em 1998 terminou o curso de Engenharia Técnica de Produção Agrícola na Escola Superior de Agrária de Beja. A licenciatura em Microbiologia em 2005 e em 2009 a pós-graduação em Viticultura e Enologia, ambas na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. O primeiro contacto com o mundo profissional do vinho, ocorreu no ano de 1999, sendo responsável no departamento de prova, compra e venda de vinhos numa empresa de distribuição no Norte do país. Em 2004 inicia a atividade profissional na produção, tendo realizado diversas vindimas em Portugal, acumulou também experiencias de trabalho internacionais. Em 2006 entra nos quadros das Cortes de Cima, onde assume a Direção de Enologia da empresa até Maio de 2020. Em Junho do mesmo ano, ruma ao Mouchão para assumir a Direção de Enologia desta casa clássica. Pelo meio, funda o seu projecto de vinhos pessoal, o Natus Vini. Aqui procura exprimir a sua própria identidade, numa relação directa com o campo, mora com a sua família no meio da sua vinha e dorme por cima dos seus vinhos.
Helena Mira Portugal
Professora na Escola Superior Agrária de Santarém. Licenciatura e Doutoramento em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica do Porto. Possui o nível 3 do Wine & Spirit Education Trust.
Hermano Veloso Portugal
Natural de Alenquer, 51 anos, Curso T. Gestão Agrícola (especialização em Enologia). Responsável Enologia e Produção - Castro & Melo. Desde 2007 como enólogo na Casa Santos Lima e Sociedade Agrícola Quinta do Conde. Atualmente Diretor Enologia grupo Casa Santos Lima
Ilona Akulova Portugal
Licenciada em Direito pela Universidade da Letónia. Há dez anos veio para Portugal e ficou encantada com a riqueza dos vinhos portugueses. Hoje em dia é especialista certificada em vinhos pelo WSET, detém o diploma em "Marketing de Vinhos e Enoturismo", é júri em concursos nacionais e internacionais e embaixadora dos Vinhos de Portugal. Ilona é co-fundadora da primeira garrafeira na Letónia dedicada somente aos vinhos portugueses. Autora do curso online "Segredos de Apreciação" para os curiosos. Fundadora de BOTTLED ASSETS - consultoria para os produtores, restauração e clientes particulares.
Isabel Escudeiro Portugal
Licenciada em Bioquímica, com mestrado em Viticultura e enologia pelo ISA. Iniciou a sua atividade em 2012 no Douro, tendo também trabalhado como enóloga residente em Trás os Montes.Participou em vindimas em diversas regiões no estrangeiro: Napa, Sonoma, Inglaterra e Nova Zelândia. Atualmente exerce funções como coordenadora da equipa de enologia da Global Wines, sob a alçada do Engº Osvaldo Amado. Aqui acompanha todos os engarrafamentos e processos relacionados com as marcas Cabriz, Casa de Santar, Paço dos Cunhas, Herdade Monte da Cal e Encontro.
Ivo Silva Portugal
Licenciado em Enologia pela U.T.A.D. e Pós-Graduação de Viticultura e Enologia pela Universidade Católica Portuguesa, com experiência na produção de vinhos em diferentes regiões vitivinícolas. Inicia a atividade profissional em 2011 no Douro, como Enólogo residente na Quinta Seara D’Ordens no Douro. Em 2012 junta-se à equipa de Osvaldo Amado, no grupo Global Wines – Dão Sul, como Enólogo residente foi responsável pela unidade Herdade Monte da Cal (Alentejo) em 2013 e 2014, Casa de Santar e Paço dos Cunhas de Santar (Dão) em 2015 e 2016, ViniBrasil (Vale do S. Francisco - Brasil) em 2016, atualmente é o responsável do departamento de Enologia, Laboratório e Viticultura da Adega Cooperativa de Cantanhede, CRL.
Jaime Costa Portugal
Enólogo da J.W.Burmester e Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo de 1989 a 2005, Quinta do Murças 2005-2008, Dão Sul 2009-2013. Enólogo da Vasques de Carvalho- Douro e Porto. Enólogo do Ano de Vinhos Generosos 2004, Revista de Vinhos
Joana Cunha Portugal
After finishing a degree in Microbiology, great basis for enology, the increasing passion for wine business was stronger and Joana Cunha decided to deepen her knowledge doing a postgraduate degree in Viticulture amd Enology at Oporto Catholic University. A vintage in Australia and working alongside Francisco Olazabal, a great teacher, that Joana took the first steps to becoming the most important producers and winemakers of the region. Strong, consolidated and led by Joana – a unique woman – Quinta do Mondego has four brands in the Portuguese and International markets.
João Correia Figueira Portugal
Natural de Lisboa mas com uma grande ligação ao meio rural, cursou Agronomia no Instituto Superior de Agronomia tendo feito o mestrado em Viticultura e Enologia na mesma instituição. Fez vindimas em Lisboa, Douro, Setúbal e Bordéus, integrando actualmente a equipa de Enologia da Casa Santos Lima como um dos Enólogos da Região de Lisboa.
João Lino Portugal
Formado em Eng. Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém, com Mestrado em Viticultura e Enologia na Universidade de Évora e, Pós-Graduação em Enologia na Universidade Católica do Porto. Com cerca de 15 anos de experiência no setor, atualmente é co-fundador do projeto CRONO Wines e consultor de enologia em diversos projetos em diferentes regiões do pais.
João Paupério Portugal
João Paupério, natural de Leça da Palmeira, com formação no curso de Escanção pela Escola de Hotelaria do Porto e o certificado WSET nível 3. Com experiência anterior nos Restaurantes Antiqvvm e Casa de Chá da Boa Nova, e mais recentemente na coordenação da Sala de Provas do Porto da ViniPortugal, desempenha atualmente funções como Gestor da Rota dos Vinhos Verdes no departamento de Marketing da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
João Rosa Alves Portugal
Enólogo / Diretor Produção MENIN WINE COMPANY (MWC)
Jorge Novelo Portugal
Jorge Novelo é licenciado em Engenharia Agrícola (Universidade de Évora) e em Enologia (Universidad da Extremadura - Badajoz). Trabalha há 29 anos na Adega Cooperativa de Redondo, primeiro como Director de Produção, actualmente como Director Industrial. É ex-membro da Câmara de Provadores da CVR Alentejana. Foi formador do Curso Profissional de Técnico Vitícola na Escola Sec. De Redondo (2018-2020). Júri em diversos Concursos Nacionais de Vinhos.
José Barreto Portugal
Na área dos vinhos desde 2013, com vindimas em várias regiões nacionais, como Algarve, Alentejo, Douro e Açores e ainda com uma experiência internacional na África do Sul. Com uma pós-graduação em viticultura e enologia pela universidade Lusófona de Lisboa em 2021. Atualmente integra a equipa de enologia da casa Santos Lima, responsável em parte pelas regiões dos Açores e Alentejo.
José Figueiredo Portugal
Natural de Almeirim de uma família de viticultores, formou-se em Eng. Agronómica na Escola Superior Agrária de Santarém. Em 2017, concluiu a Pós-Graduação em Enologia, leccionado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Foi desenvolvendo trabalhos como enólogo e viticultor em diversos projectos, sendo que actualmente é enólogo na Herdade Monte Branco e consultor em projectos de viticultura no Tejo. É também provador da CVR Tejo desde 2014.
José Miguel Dentinho Portugal
Engenheiro Agrónomo, licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia em 1984, começou por trabalhar na área de comunicação e informação em 1988, primeiro na Infoplus Comunicação, uma das primeiras empresas do sector em Portugal, e depois na L&E Comunicação & Imagem, de Joaquim Letria. É jornalista desde 1988, ano em que começou a dar os primeiros passos na escrita de vinhos, primeiro no suplemento O Jornal Vinhos, do semanário O Jornal, logo de seguida no semanário Turisver. A partir de final de 1989 passou a escrever na Revista Exame, onde também teve uma coluna sobre o tema durante alguns anos. Voltou mais tarde a escrever nesta publicação, de 2008 a 2014. Foi chefe de redação das revistas Tempo Livre, do Inatel, Vinhos & Bebidas, do Grupo Media Capital, e Saberes & Sabores, da Vaqueiro. É editor do Expresso Vinhos, que sai em julho e do Expresso Azeites, que sai em dezembro, suplementos integrados no Jornal Expresso. Como editor, já fez, entre outros, diversos suplementos sobre viagens, vinhos, azeites e gastronomia para o Diário de Notícias, Correio da Manhã, Sábado e Expresso; energia e ambiente para o Jornal de Negócios, economia e gestão para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Revista Exame. Colabora ainda com o site Executiva, onde escreve histórias sobre mulheres de sucesso ligadas ao vinho e gastronomia e tem um blog (viagens com aromas) sobre três das áreas que mais lhe dão prazer: gastronomia, vinhos e viagens. Foi editor da revista À Nossa, da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, e coordenador da revista MyGalp, da Galp, onde ainda é colaborador. Dá aulas de Comunicação para Enólogos no Mestrado Internacional Vinifera/Euromaster, que decorre no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e é membro da Associação Portuguesa de Enologia, do Painel de Prova do Instituto Superior de Agronomia, e de júri de concursos nacionais e estrangeiros de vinhos e cerveja. É, ainda, director e presidente do júri do Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience.
Lúcia Barbosa Portugal
Natural de Melgaço, Licenciada em Engª Agrícola pela UTAD. Depois de frequentar a pós graduação em Marketing de Vinhos envolve-se de forma profissional na enologia pela experiência das vindimas na Herdade da Malhadinha Nova. Concluí a Pós graduação em Enologia da Universidade Católica em 2011 e assume além da viticultura, também a enologia de produtores em Monção e Melgaço. Desde 2015 a 2021 foi enóloga residente e responsável da produção e logística da Quinta de Soalheiro, assumindo a gestão completa da adega desde a vindima até à expedição da mercadoria para os clientes. Durante 2022 foi enóloga e responsável da qualidade na Anselmo Mendes Vinhos em Monção e Melgaço. Atualmente desenvolve actividade no Grupo Bodegas Martin Codax
Luís Lérias Portugal
Formação académica na escola superior agrária de Santarém. Atualmente enólogo na quinta da Alorna.
Mafalda Almeida Portugal
É mestre em Turismo e pós-graduada em Gestão Estratégica de Eventos, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). É licenciada em Assessoria de Direção de Administração, pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP). É investigadora nas áreas do turismo/enoturismo, hotelaria, restauração, comunicação, marketing e empreendedorismo. Lançou dois livros em co-autoria, com os autores Nuno Abranja e Anabela Elias de Almeida, “Gestão de Alojamento, Receção e Housekeeping” e “Manual de Gestão Hoteleira” da editora Lidel e encontra-se de momento a desenvolver novo livro da editora ligado à Gestão do Negócio do Vinho.
Mafalda Perdição Portugal
Enóloga na Quinta do Perdigão e Casa Ruy. Em 2013 na Escola Superior Agrária de Santarém, frequentou Viticultura e Enologia que a levou ao passo seguinte, terminando a licenciatura em Enologia e Viticultura em 2016 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Trabalhou como enóloga residente em dois produtores da região do Dão nos últimos anos e actualmente a par da enologia tem vindo a desenvolver um projecto de formações sobre vinho “Enoteller” destinada a consumidores de vinho e profissionais da área.
Manuel Lopo de Carvalho Portugal
Licenciei-me em Engenharia Agronómica, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, fiz pós-graduação em Enologia, na Universidade Católica, no Porto, nova pós-graduação em Direção de Empresas Agro-Industriais, na AESE, em Lisboa e mais recentemente completei o nível 3 da Wine & Spirit Education Trust. Durante a minha formação, entre 2011 e 2017, tive a oportunidade de trabalhar em Portugal nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Douro com uma passagem pelo Estados Unidos na Califórnia. Foi já apaixonado pelo mundo da enologia que em 2018 aceitei o convite para enólogo da Casa Santos Lima onde hoje assumo a função de diretor de enologia com responsabilidade direta nas regiões do Algarve, Alentejo, Vinhos Verdes, Dão e Açores.
Manuel Moreira Portugal
Exerce a actividade de Escanção / Sommelier há mais de 20 anos, consultor de vinhos em hotéis, restaurantes e wine bar. Experiência como Sommelier em restaurante Michelin entre outros. Vencedor por 5 ocasiões do Concurso Nacional de Escanções, sendo vicecampeão do mundo em 2008 (Worldwide Sommelier Association) e TOP 10 no concurso “Best Sommelier of Europe” pela ASI em 2008. Hoje em dia exerce como Consultor, Wine Educator, Wine Critic (Revista de Vinhos). Também orador internacional sobre vinhos portugueses (Brasil, Angola, Holanda, França, Suécia, China, UK, Hong Kong, Macau, USA). Galardoado “Best Sommelier in Portugal 2009” pela Wine Business International, “Sommelier of the year 2005” pela Academia Internacional de Gastronomia e “Sommelier of the Year” 2003, pela Revista de Vinhos. Aluno do Instituto Masters of Wine em 2013.
Manuel Teixeira Portugal
Percurso e formação 100% Vinhos, desde 1987, Comissão dos Vinhos Verdes. De 2009 até 2016 . Agri-Roncão, Caves do Monte e Quintas de Caiz. Toda a carreira dedicada aos vinhos Portugueses e sua evolução.
Maria José Pereira Portugal
“Bacharelato em Produção agrícola pelo IPCB-ESACB em 1994. Licenciada em Bietápica Engenharia Agrária pelo IPVC-ESAPL em 2004. Especialização em Engenharia de Viticultura e Enologia pela FCUP em 2019. Inicio da atividade profissional na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos – Estação Vitivinícola Amândio Galhano (CVRVV/EVAG) em 1993, onde permaneceu até 2007. Já na sede da CVRVV (Porto) em 2007 inicia funções na análise sensorial de vinhos como provadora qualificada; sendo desde 2014, a Responsável pela Camara de Provadores da CVRVV. Atualmente, acumula as funções de responsável pela área de Vitivinicultura, Responsável Técnica da Análise Sensorial e é diretora das publicações «Boas Vinhas» & «Bons Vinhos». Jurada em diversos concursos de vinhos regionais e nacionais.
Mário Rodrigues Portugal
Mário Rodrigues, escreve sobre gastronomia e vinhos desde 1998, fundou projetos editoriais marcantes nestas áreas. Integra diversos júris, produtor de media, colunista e fundador do site editorial alivetaste.com, uma referência em Portugal.
Nuno Falcão Rodrigues Portugal
Produtor e Enólogo da empresa Casal da Coelheira, Soc. Agr., Lda, desenvolvendo ainda a sua atividade na área comercial.
Nuno Jorge Portugal
The Flying Cork-Sommelier, Brand Ambassador, Export Manager. Jury em vários concursos internacionais e nacionais.
Óscar Gato Portugal
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, Pós-Graduação em Viticultura e Enologia pelo ISA-Lisboa e FEUP-Porto. Director Técnico de Viticultura e Enologia na Adega de Borba. Provador de Vinhos da Junta de Recurso da Câmara de Provadores da CVR Alentejana. Membro da APE- Associação Portuguesa de Enologia.
Patrícia Santos Portugal
Enóloga. Começou a trabalhar na área vinícola enquanto ainda estudava fazendo estágios de vindimas em Adegas Cooperativas. Durante o estágio final de curso, trabalhou em simultâneo na CVR Dão e nos laboratórios do Centro de Estudos Vitivinícola do Dão. Durante alguns anos trabalhou a tempo inteiro em empresas produtoras de vinhos, entre as quais a Sociedade de Vinhos Borges, até decidir abraçar vários projetos como consultora na área da Enologia e Viticultura. É responsável pela Enologia enóloga em várias empresas nas regiões do Dão e Beira Interior. Desde 2019 que rumou até Espanha para fazer vinho na região de Arribes, em 2022 estreia-se também na Bairrada. Faz parte da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Beira Interior. O seu projeto pessoal é a sua grande paixão pela mensagem e homenagem à sua avó a qual dá o nome ao vinho – Rosa da Mata. Vinhos feitos com o coração.
Paulo Prior Portugal
Paulo Prior, é licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Em 2000, integrou os quadros da empresa Sogrape Vinhos SA; integra a câmaras de provadores de certificação das regiões: Beira Atlântico e Bairrada; Atualmente tem a seu cargo os Centros de Vinificação/Armazenagem de Anadia, Avintes e Bemposta. Tem ainda a seu cargo a responsabilidade enológica de marcas: Mateus, Gazela e Terra Franca.
Pedro Gil Portugal
Natural do Cartaxo, é formado pela Escola Superior Agrária de Santarém, inicialmente com Bacharelato em Tecnologia das Industrias Agroalimentares – Ramo Tecnologia do Vinho e posterior licenciatura em Engenharia Alimentar pela mesma escola. É Enólogo e Diretor de Produção da Adega Cooperativa do Cartaxo á cerca de vinte e oito anos. Enólogo consultor da Nova Sociedade do Mouchão do Inglês II, desde 1998. Enólogo consultor da Adega Moor, desde 2019. Membro da Câmara de provadores da Cvr Tejo desde a sua fundação, subchefe desde 2004 até final de 2015 e chefe da mesma Câmara desde o início de 2016. Eleito enólogo do ano vinhos do tejo em 2014 e 2015.
Pedro Maia Portugal
Nascido na Suíça a 05/03/1994, mas de origem Ribatejana, concluí a licenciatura em Enologia a 07/2016 na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD). Em 2021 conclui o curso WSET3 com distinção. Com experiência profissional em diversas regiões do país, (Douro, Alentejo, Tejo e Lisboa), estou neste momento a exercer o cargo de Diretor de Produção da Quinta do Pinto, Alenquer.
Pedro Pinhão Portugal
Formado em Agronomia pelo ISA, enólogo na Quinta da Lagoalva desde 2003, desempenhando atualmente as funções de diretor de enologia e administrador.
Pedro Sá Portugal
Licenciado em Enologia pela UTAD e com MBA em Gestão e Estratégia, foi desde o ano 2000 até 2013 Director Técnico do Grupo Sogevinus ( A.A Calem, J.W. Burmester, C.N Kopke e Barros e Almeida). Em Setembro de 2013 assume responsabilidades como Enólogo Chefe na empresa Vallegre Vinhos do Porto S.A. No ano de 2008 foi Enólogo do Ano- Vinhos Generosos pela Revista de Vinhos.
Rafael Neuparth Portugal
Consultor de Enologia das seguintes empresas: . Vidigal Wines, S.A. . Quinta da Sapeira . António Carvalho Machado “Quinta dos Penegrais” . Parceria com Provintage, Lda na Sovibor, SA; Herdade do Gamito; Altas Quintas, SA, Coop Agricola São Mamede da Ventosa
Raquel Carvalho Portugal
Raquel Carvalho, Licenciada em enologia pela UTAD, enóloga na Empresa Campolargo desde 2004, integra a câmara de provas CVR Bairrada, participou em várias formações na área de Viticultura e enologia.
Ricardo Gomes Portugal
Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2013. Desde então que trabalho na Região Demarcada do Douro. Atualmente integra a Equipa de Enologia como Enólogo Residente na Quinta do Val Moreira.
Ricardo Noronha Portugal
- Licenciado em Engenharia Agrícola por Universidade de Évora - Pós-graduação em Viticultura e Enologia por Universidade Católica (AESBUC- Porto) - Exercício da atividade de enologia, como enólogo assistente, de 1997 a 2010, - Após 2010 iniciei, por conta própria, a atividade de direção de enologia em prestação de serviços com empresas do setor, na região vitivinícola de Lisboa. - Membro da direção da Associação Portuguesa de Enologia de 2013 a 2018. - Participação, como jurado, em diversos concursos, oficiais, nacionais e internacionais de prova de vinhos. Membro da câmara de provadores da CVR de Lisboa
Rui Viana Portugal
Natural de Viana do Castelo licenciei-me em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2010. Atualmente responsável de enologia da região do Douro e Bairrada no Grupo Aveleda.
Tiago Alves de Sousa Portugal
Melhor aluno do curso de Eng. Agrícola da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sendo como tal distinguido com o prémio Fundação Eng.º António de Almeida e com a Bolsa de Mérito do Fundo de Apoio ao Estudante. Após vários estágios de vindima complementados com cursos de formação na área da Enologia e da Viticultura e uma passagem pelo Instituto de Viticultura da Universidade Católica de Piacenza (Itália), passa em 2002 a integrar a equipa técnica dos vinhos do Douro e Porto da família Alves de Sousa. Em 2011 concluiu um doutoramento em Ciências Agronómicas/ Viticultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com classificação máxima. Conta com várias publicações no âmbito da viticultura em revistas internacionais e actas de encontros científicos, sendo frequentemente convidado para palestras em Portugal e além fronteiras. Na produção de vinhos do Douro e Porto da família, além da direcção técnica, é também responsável por vários mercados de exportação. É um dos representantes da 5ª geração Alves de Sousa.
Tiago Garcia Portugal
Tiago Miguel Cuco Garcia, natural de Vila Viçosa, 42 anos, licenciado em Enologia pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Pós Graduação em Enologia pela Universidade de Évora, Pós Graduação em Wine Business pelo Instituto Politécnico de Leiria e qualificação em vinhos e espirituosos nível 2 pelo WSET. Profissionalmente iniciei como enólogo estagiário na Sociedade Agrícola Quinta do Carmo em Estremoz, durante um ano, tendo em 2002 assumido a Enologia e direção de produção da empresa Serrano Mira SA, Herdade das Servas, em Estremoz até Junho de 2017, desde Julho de 2017 Enólogo na Carmim, Reguengos de Monsaraz.
Tiago Macena Portugal
Tiago Macena, enólogo da Adega Marel (Alentejo), Altitude Wines (Dão) e da Ribeira do Mosteiro (Douro). De momento, é estudante práctico do “Institute of Masters of Wine”. Especializado em Viticultura e Enologia pela licenciatura em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, fez também uma pós-graduação em “Wine Business”. Em 2017 criou a sua própria empresa de consultoria técnica.