Regressar

Jurados 2023




Anca Poiana Portugal
Anca Poiana, de origem Romena vive e desenvolve a sua atividade profissional em Tomar, desde 2002. É especialista em Técnicas de Laboratório de Análises Físico-Químicas. É licenciada em Engenharia do Ambiente. Obteve o Master in Viticultura and Enology Engineering, pelo Instituto Superior de Agronomia , o “Madeira Wine Educator” também como o WSET II entre outros. É proprietária, produtora e Enóloga principal da Adega Casal Martins. É júri dos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais de vinhos. É formadora de vinhos de Portugal e do Mundo, e análise sensorial. É Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Escanções de Portugal. É Provadora Oficial da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (Entidade Certificadora).
José Barreto Portugal
Na área dos vinhos desde 2013, com vindimas em várias regiões nacionais, como Algarve, Alentejo, Douro e Açores e ainda com uma experiência internacional na África do Sul. Com uma pós-graduação em viticultura e enologia pela universidade Lusófona de Lisboa em 2021. Atualmente integra a equipa de enologia da casa Santos Lima, responsável em parte pelas regiões dos Açores e Alentejo.
Agostinho Peixoto Portugal
O Agostinho Peixoto, é de Braga, Licenciou-se em Turismo (ISAG); é Pós-Graduado em “Desenvolvimento Local e Regional” (Universidade Católica Portuguesa); tem um MBA em Gestão de Destinos Turísticos (Universidade Fernando Pessoa); é formador certificado do IEFP. Exerce atividade de docência em vários estabelecimentos de ensino profissional e superior nas áreas do Turismo, Gastronomia e Vinhos. É “Madeira Wine Educator”, é de igual forma “Porto Wine Educator”. Obteve o WSET nível II, um dos cursos de vinhos mais concentuado do mundo. É responsável pela dinamização do produto Gastronomia e Vinhos da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, onde exerce atividade. É microempresário, proprietário da única loja de espumantes portugueses existente em Portugal. É júri de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos. É, também, membro de júri de vários concursos de gastronomia. Escreve artigos de opinião especializada para vários órgãos de comunicação social, nacionais e internacionais. É Presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal. É, também, Presidente da Confraria Gastronómica do Abade. É membro do Conselho de Marketing da Comissão Vitivinícola dos Vinhos de Trás-os-Montes. E sobretudo é um apaixonado pelo que faz. É, sobretudo, um apaixonado pelo que faz no mundo do Turismo, da Gastronomia e dos Vinhos.
António Braga Portugal
António Braga, 45 anos. Natural de Lisboa. Foi cedo que o interesse pelo campo despertou e assim, com naturalidade estudou no Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, fazendo o curso em Engenharia Agro Industrial, com especialização em Enologia. Ainda no decorrer do curso faz algumas vindimas, uma das quais na Califórnia. Após acabar os estudos começa a trabalhar no Douro, como enólogo na CARM, cargo que desempenha por três anos. Concorre então a um lugar de enólogo para a Enologia da Sogrape e entra dessa forma para a Equipa do Luís Sottomayor. Nos primeiros 10 anos na empresa fica ligado ao Douro, como enólogo responsável da Quinta da Leda e assumindo responsabilidades crescentes nos vinhos do Douro e Porto da Sogrape. O cariz internacional da empresa permite fazer vindimas na Argentina, Chile e Nova Zelândia. O MBA em 2015 desenvolve um conjunto de competências mais alargadas e, no fim deste programa, abraça outro desafio na empresa, passando a coordenar uma área bastante diversa, que engloba Mateus, Vinhos Verdes, Dão, Bairrada e Bucelas, funções que desempenha até ao fim de 2021. Nessa altura decide fazer uma alteração de carreira. Hoje está a planear a produção dos primeiros vinhos com a sua marca, a serem vinificados no Douro, na vindima de 2022. Adicionalmente, como consultor de enologia, acompanha alguns produtores no Douro e Alentejo.
Arminda Ferreira Portugal
Formada na UTAD com pós-graduação em enologia pela Universidade Católica do Porto e Certificado de Aptidão, exerceu a função de enóloga adjunta na Aliança Vinhos de Portugal durante 12 anos. Formadora convidada em várias entidades e professora de análise sensorial em diferentes Escolas. Provadora em vários concursos nacionais e internacionais, jornais e revistas. Atualmente a trabalhar na empresa Enologia Plus onde exerce consultoria em enologia em várias empresas de diferentes regiões. Fundou o Restaurante Trincadeira Taberna Urbana e a Guest House Baga de sal em Aveiro.
Bernardino Silva Portugal
Gestor da Unidade de Sangalhos / Director de Produção.
Carlos Alves Portugal
Carlos Alves natural de Boticas, formado em engenharia Agricola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Enólogo e Master Blender responsável pelos vinhos do Porto do grupo Sogevinus que detém marcas emblemáticas como a Kopke, Burmester, Calem, Barros e Velhotes.
Carlos Campolargo Portugal
Nascido a 21 de Novembro de 1950 no lugar e freguesia de Mogofores, concelho de Anadia, em casa do seu avô Martinho de Barros Faustino lavrador e produtor de vinho. Aqui reside, de novo e desde há dezassete anos, dedicando-se a dirigir a produção de vinho, na nova adega familiar, com as uvas da viticultura orientada por seu irmão Jorge Campolargo. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia e colaborou com os Ministérios da Justiça e da Educação de Angola na organização e arranque da Faculdade de Direito de Luanda. Tendo passado a colaborar em negócios familiares na área comercial, veio a abrir a primeira Área de Serviço das auto-estradas portuguesas, a da Mealhada em Novembro de 1986. Suspendeu nesse ano a inscrição na Ordem dos Advogados. Desde 2004 dedica-se exclusivamente ao turismo rural e à vitivinicultura.
Carlos Eduardo Portugal
Carlos Ramos Portugal
Natural de Lisboa mas com raízes alentejanas, fiz o curso de Engenharia Agrícola e Pós-graduação em Enologia pela Universidade de Évora. Sou Enólogo na Quinta da Plansel desde 2004 e exerço consultoria na Herdade das Cortiçadas, ATOW – Amoreira da Torre Organic Wines, L’And Vineyards e Iberos Lda.
Carlos Silva Portugal
Carlos Silva é licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Viticultura e Enologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Publicou artigos no âmbito das tecnologias de estabilização de vinhos e na área dos terroirs vitivinícolas. É membro da Union Internacionale des Oenologues. Desde 1999, é diretor de enologia da UDACA e enólogo consultor de várias empresas das regiões vitivinícolas do Dão, Beira Interior, Lafões, Douro e Vinhos Verdes. Tem exercido docência no ensino superior e formação em várias entidades. Foi Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão. É membro da comissão nacional do OIV. Integra a Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, além de júri em diversos concursos de vinhos nacionais e internacionais.
Carlos Silva Portugal
Carlos Silva é licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Viticultura e Enologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Publicou artigos no âmbito das tecnologias de estabilização de vinhos e na área dos terroirs vitivinícolas. É membro da Union Internacionale des Oenologues. Desde 1999, é diretor de enologia da UDACA e enólogo consultor de várias empresas das regiões vitivinícolas do Dão, Beira Interior, Lafões, Douro e Vinhos Verdes. Tem exercido docência no ensino superior e formação em várias entidades. Foi Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão. É membro da comissão nacional do OIV. Integra a Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, além de júri em diversos concursos de vinhos nacionais e internacionais.
Carlos Teixeira Portugal
Carlos Teixeira, 47 anos (colheita de 1975), casado e pai de um lindo rapaz. Enólogo desde 1997, todo o seu percurso académico foi feito em Portugal. Iniciou a carreira profissional como enólogo júnior na Fiuza & Bright em 1997, colaborando com Peter Bright, desde 1999, assumiu o Departamento de Enologia da Quinta da Lixa. Viaja um pouco por todo o mundo para aprender mais sobre outras regiões vinícolas e processos de vinificação, mas também para apresentar os vinhos da Quinta da Lixa. Nos últimos anos tem centrado parte do seu trabalho na experimentação e produção de vinhos usando as técnicas mais ancestrais por forma a revelar as excelentes potencialidades de guarda e evolução das castas da região dos vinhos verdes.
César Pinacho Portugal
Nascido em 1979 em Palência (Espanha). É licenciado o em Engenharia Alimentar pela Universidade de Valladolide, licenciado em Agronomia pelo Instituto Politécnico de Bragança e frequentou o mestrado de Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Iniciou o seu percurso no Douro, na Quinta do Noval, onde se rendeu "a esta religião” do Vinho do Porto. Desde 2009, é enólogo em Vallegre, empresa familiar portuguesa de tradição secular, onde são produzidos vinhos generosos e tranquilos para o mercado nacional e exportação.
Charles Symington Portugal
Charles Symington é licenciado em Engenharia Alimentar, tem Mestrado em Viticultura e Enologia e MBA em Gestão de Operações. Trabalhou e estagiou em enologia em diferentes países: África do Sul, Chile e Espanha Gestor de mercado de vinhos da Madeira e Jerez em Inglaterra na empresa J.E. Fells & Sons Ltd Estágios e trabalhos sempre ligados ao sector dos vinhos, pois nasceu e foi criado no seio de uma família ligada ao Douro e aos Vinhos (Porto e DOC), pelo que a paixão por essa área prevaleceu. Atualmente Enólogo, Diretor de Viticultura e Produção de Vinhos, na empresa Symington Family Estates, Vinhos S.A. – V.N. Gaia – Portugal. É membro da junta Consultiva de Provadores do IVDP.
Cláudia Carvalho Portugal
Natural de Santarém, Técnica de Enologia pela Escola Superior Agrária de Santarém e detentora do WSET Nível II, desenvolve a sua atividade no laboratório da empresa WTejo Análises e Consultoria desde 2014, acompanhando vinhos das várias regiões do país!
David Ferreira Portugal
Diretor do departamento vitivinícola e oleícola da Companhia das Lezírias na Região do Tejo, Engenheiro agrónomo e Enólogo.
Diogo Grilo Portugal
Natural de Vila Franca de Xira, com grande ligação ao meio rural, licenciado em Agronomia pela Universidade de Évora e mestrado em Viticultura e Enologia no Instituído Superior de Agronomia (ISA). Com várias vindimas realizadas na Região do Alentejo, atualmente como Enólogo da Lobo Vasconcellos Wines.
Diogo Sepúlveda Portugal
Diogo Sepúlveda é, desde janeiro de 2022, o Diretor de Enologia Mateus, Vinhos Verdes, Dão e Lisboa da Sogrape. Com um conhecimento de mais de 17 anos do setor, no seu percurso profissional constam experiências internacionais nos EUA, Austrália e França, e empresas de vinhos nacionais como a Quinta de Chocapalha, Casa de Vila Verde e Casa Santos Lima, onde desenvolveu uma carreira de sucesso e que passou por várias áreas funcionais.
Donzília Copeto Portugal
Donzilia integrou a equipa de João Portugal Ramos em 1996 , assumindo o cargo de Diretor de Produção da Adega J. Portugal Ramos em 2002 .
Duarte Lopes Portugal
Enólogo na Adega Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida há 5 anos. Licenciatura em Enologia na UTAD em 2004, com 15 anos de experiência nas regiões do Ribatejo (Tejo) e Alentejo, e passagem pela Austrália como estagiário após licenciatura. Auditor qualificado em ISO 9001 e 22000.
Duarte Santos Portugal
Natural de Alenquer, 29 anos. Licenciado em Agronomia, o primeiro contacto profissional no mundo dos vinhos ocorreu em 2014 na Companhia das Lezírias, desde 2017 que pertence aos quadros da Casa Santos Lima, sendo um dos enólogos da região de Lisboa da Casa Santos Lima.
Fernando Machado Portugal
Fernando Machado é Licenciado em engenharia Agropecuária e Mestre em Agricultura biológica com pós-Graduações em enologia na Universidade Católica e Universidade de Bolonha. Diretor de viticultura e enologia do Grupo quinta das Arcas desde 1989.
Fernando Melo Portugal
Fernando Melo, 58 anos, é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (1988), crítico de vinhos e comida desde 1995. É colaborador permanente da revista Vinho Grandes Escolhas (mensal), da revista Evasões (semanal) e dos diários Jornal de Notícias e Diário de Notícias. Participa regularmente em júris nacionais e internacionais de concursos de vinhos. É co-autor do Guia Restaurantes de Portugal e dedica grande parte do seu tempo à formação graduada e pós-graduada em escolas superiores nacionais, nas áreas de enogastronomia, restauração, história da alimentação e produtos regionais.
Filipe Teixeira Pinto Portugal
Filipe Teixeira Pinto, natural do Porto licenciou-se em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Enólogo da Herdade do Sobroso desse 2002.
Frederico Cudell Tenreiro Portugal
Natural do Porto, com dupla nacionalidade, portuguesa e alemã, envergou inicialmente por engenharia mecânica automóvel em Estugarda, Alemanha. Mais tarde licenciou-se em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro (UTAD). Atualmente é enólogo na Quinta do Cume, empresa da sua família, onde faz parte da 2ª geração.
Gabriela Albuquerque Portugal
Desde 2012, Enóloga Consultora MQ Vinhos, LDA – Monção. 2009 – 2013 Enóloga Sénior Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de V. N. Famalicão. Desde 2007 Formadora de Vinhos 400h ministradas. Estágios Spring Creek Vintners - Nova Zelândia - Tamar Ridge - Austrália - Universidade de Torino - Itália - Ramos Pinto - Douro - Quinta do Ferrão - Bairrada - Frutivinhos – Vinho Verde. Formações Curso de Escanção de Vinhos Verdes - Curso de Olfacção – Nível III - Defeitos Sensoriais de Vinhos. Aperfeiçoamento - Nível I e II
Graça Gonçalves Portugal
Graça Gonçalves é Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto. É licenciada em Engª Agro-Industrial pelo ISA (instituto Superior de Agronomia / Universidade Técnica de Lisboa). Durante 8 anos foi Professora Assistente em Tecnologia do Vinho, Enologia, Microbiologia do Vinho na Escola Superior Agrária de Santarém. Em 2005, a convite do Engº José Bento dos Santos, abraçou o projecto da Quinta do Monte d’Oiro, na Região de Lisboa, em Alenquer, sendo a responsável pela Enologia desde 2006.
Guida Tralhão Portugal
Doutorada em qualidade alimentar com diversos trabalhos de investigação na área de vinhos, é Administradora e Directora Técnica do Laboratório Agroeno – controlo de qualidade e química agrícola. Vasta experiência em análise sensorial e júri de concursos nacionais e internacionais em provas de vinhos.
Hamilton Reis Portugal
Natural do Porto, em 1998 terminou o curso de Engenharia Técnica de Produção Agrícola na Escola Superior de Agrária de Beja. A licenciatura em Microbiologia em 2005 e em 2009 a pós-graduação em Viticultura e Enologia, ambas na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. O primeiro contacto com o mundo profissional do vinho, ocorreu no ano de 1999, sendo responsável no departamento de prova, compra e venda de vinhos numa empresa de distribuição no Norte do país. Em 2004 inicia a atividade profissional na produção, tendo realizado diversas vindimas em Portugal, acumulou também experiencias de trabalho internacionais. Em 2006 entra nos quadros das Cortes de Cima, onde assume a Direção de Enologia da empresa até Maio de 2020. Em Junho do mesmo ano, ruma ao Mouchão para assumir a Direção de Enologia desta casa clássica. Pelo meio, funda o seu projecto de vinhos pessoal, o Natus Vini. Aqui procura exprimir a sua própria identidade, numa relação directa com o campo, mora com a sua família no meio da sua vinha e dorme por cima dos seus vinhos.
Helena Mira Portugal
Doutoramento em Engenharia Agro-Industrial, pelo Instituto Superior de Agronomia. Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia-UCP. Professora de Vinificação e Enologia na Escola Superior Agraria de Santarém.
Helena Mira Portugal
Professora na Escola Superior Agrária de Santarém. Licenciatura e Doutoramento em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Pós-Graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica do Porto. Possui o nível 3 do Wine & Spirit Education Trust.
Hermano Veloso Portugal
Natural de Alenquer, 51 anos, Curso T. Gestão Agrícola (especialização em Enologia). Responsável Enologia e Produção - Castro & Melo. Desde 2007 como enólogo na Casa Santos Lima e Sociedade Agrícola Quinta do Conde. Atualmente Diretor Enologia grupo Casa Santos Lima
Ilona Akulova Portugal
Licenciada em Direito pela Universidade da Letónia. Há dez anos veio para Portugal e ficou encantada com a riqueza dos vinhos portugueses. Hoje em dia é especialista certificada em vinhos pelo WSET, detém o diploma em "Marketing de Vinhos e Enoturismo", é júri em concursos nacionais e internacionais e embaixadora dos Vinhos de Portugal. Ilona é co-fundadora da primeira garrafeira na Letónia dedicada somente aos vinhos portugueses. Autora do curso online "Segredos de Apreciação" para os curiosos. Fundadora de BOTTLED ASSETS - consultoria para os produtores, restauração e clientes particulares.
Isabel Escudeiro Portugal
Licenciada em Bioquímica, com mestrado em Viticultura e enologia pelo ISA. Iniciou a sua atividade em 2012 no Douro, tendo também trabalhado como enóloga residente em Trás os Montes.Participou em vindimas em diversas regiões no estrangeiro: Napa, Sonoma, Inglaterra e Nova Zelândia. Atualmente exerce funções como coordenadora da equipa de enologia da Global Wines, sob a alçada do Engº Osvaldo Amado. Aqui acompanha todos os engarrafamentos e processos relacionados com as marcas Cabriz, Casa de Santar, Paço dos Cunhas, Herdade Monte da Cal e Encontro.
Ivo Silva Portugal
Licenciado em Enologia pela U.T.A.D. e Pós-Graduação de Viticultura e Enologia pela Universidade Católica Portuguesa, com experiência na produção de vinhos em diferentes regiões vitivinícolas. Inicia a atividade profissional em 2011 no Douro, como Enólogo residente na Quinta Seara D’Ordens no Douro. Em 2012 junta-se à equipa de Osvaldo Amado, no grupo Global Wines – Dão Sul, como Enólogo residente foi responsável pela unidade Herdade Monte da Cal (Alentejo) em 2013 e 2014, Casa de Santar e Paço dos Cunhas de Santar (Dão) em 2015 e 2016, ViniBrasil (Vale do S. Francisco - Brasil) em 2016, atualmente é o responsável do departamento de Enologia, Laboratório e Viticultura da Adega Cooperativa de Cantanhede, CRL.
Jaime Costa Portugal
Enólogo da J.W.Burmester e Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo de 1989 a 2005, Quinta do Murças 2005-2008, Dão Sul 2009-2013. Enólogo da Vasques de Carvalho- Douro e Porto. Enólogo do Ano de Vinhos Generosos 2004, Revista de Vinhos
Joana Pinhão Portugal
Naturalmente em 2000 fui estudar Engenharia Agronómica para o Instituto Superior de Agronomia, ramo viticultura e enologia, sempre com o objectivo de aprender e dedicar-me ao mundo vinho e da vinha. Em 2006 estagiei na Casa Cadaval e logo no ano seguinte, em 2007, após estágio de vindima, integrei a equipa de enologia da Quinta Vale Dona Maria/Van Zellers & Co, onde permaneci até Abril de 2019, sendo responsável pelos Vinhos do Porto e DOC Douro, durante esses 12 anos. Em 2009 e 2010 aproveitei para fazer vindimas na região de Toro em Espanha, e em 2012 rumei a África do Sul para conhecer a realidade vitivinícola no Hemisfério Sul. No entanto, permanecia um sonho por realizar, a criação de uma projecto pessoal da região que me acolheu. Em 2011 em parceria com Rui Lopes, um amigo dos tempos do ISA, decidi avançar com a sua concretização, mostrando a nossa visão do Douro e das suas vinhas velhas com a marca Somnium. Com o passar do tempo, e vendo o reconhecimento que a região do Tejo tem granjeado, surgiu a ideia de avançar com outro projecto pessoal na região que me viu crescer, Alpiarça. No ano 2015 reconvertemos as nossas vinhas na Charneca, onde apostamos em diversas castas nacionais como Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira, Bastardo, Bical, Arinto, Fernão Pires, Alvarinho, Loureiro, Avesso e nas internacionais, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e Alicante Bouschet. Em 2019 lançei o primeiro vinho desde novo desafio, o Casal das Aires. Desde 2019 que sou responsável de enologia de alguns projectos no Douro, para além do meu projecto pessoal Somnium: Van Zellers & Co, Quinta da Ferradosa e Quinta das Brôlhas.
Joana Pinhão Portugal
Formada em Eng. Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), ramo viticultura e enologia em 2007. Em 2006 estagiei na Casa Cadaval e logo no ano seguinte, em 2007, após estágio de vindima, integrei a equipa de enologia da Quinta Vale Dona Maria, onde permaneci até abril de 2019. Em 2009 e 2010 aproveitei para fazer vindimas na região de Toro em Espanha, e em 2012 rumei a África do Sul para conhecer a realidade vitivinícola no Hemisfério Sul. Em 2011 em parceria com o Rui Lopes, enólogo e amigo desde os tempos do ISA, decidi avançar com a concretização de um primeiro projecto pessoal da região do Douro, mostrando a nossa visão da mesma e das suas vinhas velhas com a marca Somnium. No ano de 2015 decidi avançar com um projecto pessoal, na região do Tejo, região que me viu crescer, Alpiarça. Em 2020 lancei o primeiro vinho desde novo desafio, o Casal das Aires.
João Correia Figueira Portugal
Natural de Lisboa mas com uma grande ligação ao meio rural, cursou Agronomia no Instituto Superior de Agronomia tendo feito o mestrado em Viticultura e Enologia na mesma instituição. Fez vindimas em Lisboa, Douro, Setúbal e Bordéus, integrando actualmente a equipa de Enologia da Casa Santos Lima como um dos Enólogos da Região de Lisboa.
João Grave Portugal
Natural de Évora, licenciado em Eng.ª Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, onde também concluiu o Mestrado em Viticultura e Enologia no ano de 2013. Atualmente trabalha na Casa Santos Lima com responsabilidades na área da viticultura e sustentabilidade.
João Lino Portugal
Formação em Eng. Alimentar Escola Superior Agrária de Santarém e Mestrado de Viticultura e Enologia na Universidade de Évora. Desde 2009 integrou vários projetos em Portugal e 2013 tornou-se Viticultor e Enólogo na Quinta do Pinto.
João Lino Portugal
Formado em Eng. Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém, com Mestrado em Viticultura e Enologia na Universidade de Évora e, Pós-Graduação em Enologia na Universidade Católica do Porto. Com cerca de 15 anos de experiência no setor, atualmente é co-fundador do projeto CRONO Wines e consultor de enologia em diversos projetos em diferentes regiões do pais.
João Matos Portugal
Tem 46 anos, Natural do Porto, formado em Enologia pela UTAD. Com experiência de 20 anos como Sócio/Administrador de várias empresas produtoras das marcas Castello D’alba (2002-2013), Quinta da Pedra Escrita (2007-2013), Beyra (2010-2013), Giroflé (2010 - Actualidade), Arquivo (2014 - Actualidade) e docente no ISAG no módulo Técnicas de Negociação e Vendas, no programa executivo Expertise in Wine Management (2017- Actualidade). Actualmente, Sócio/Administrador da Fap Wines SA e Director Comercial da LVW - Lobo de Vasconcellos Wines Lda..
João Matos Portugal
48 anos, Natural do Porto, formado em Enologia pela UTAD. Experiência de 23 anos como Sócio/Administrador de várias empresas produtoras das marcas Castello D’alba (2002-2013), Quinta da Pedra Escrita (2007-2013), Beyra (2010-2013), Giroflé (2010 - Actualidade), Arquivo (2014 - Actualidade), Vinipal (2022- actualidade) , Fé Wine & Clube, e docente no ISAG no módulo Técnicas de Negociação e Vendas, no programa executivo Expertise in Wine Management (2017- Actualidade). Actualmente, Sócio/Administrador da Fap Wines SA, Sócio da Vinipal Lda, Director Comercial da LVW - Lobo de Vasconcellos Wines Lda.
João Paulo Martins Portugal
Jornalista e autor de 23 guias de vinhos portugueses. Mais recentemente publicou um guia dedicado apenas ao Douro e outro a Monção e Melgaço Autor de vários livros sempre relacionados com o vinho e a sua história é cronista do semanário Expresso e redactor da revista Vinho - Grandes Ecolhas.
João Pedro Passarinho Portugal
•Departamento Técnico e Marketing - Especialista Vinha - ASCENZA Portugal mai de 2021 - até ao momento · 2 anos •Técnico Viticultura e Enologia - Quinta Municipal de Subserra (Vila Franca de Xira, Lisboa) mai de 2016 - até ao momento · 7 anos •Técnico Viticultura - Adega Antiga do Juncal (Matacães, Torres Vedras) 5 anos •Técnico comercial - Solmevini (Equipamento e montagem de adegas) 2 anos •Técnico Viticultura e Enologia - Quinta da Casaboa (Runa, Torres Vedras) 11 anos •Técnico Viticultura Produção Integrada (AVA - Ass. Viticultores Alenquer) 3 anos
João Rosa Alves Portugal
Enólogo / Diretor Produção MENIN WINE COMPANY (MWC)
Joaquim Imaginário Portugal
Sou licenciado em Engª Agrícola pela Universidade de Évora (2009), desde 2003 ligado à produção vitivinícola pela frequência de estágios de vindima e trabalho técnico em território nacional (Douro, Ribatejo, Alentejo) e internacional (USA - Sanoma Valley e Napa Valley, Nova Zelândia - Marlborough valley), presentemente colaboro com a Herdade da Barrosinha em Alcácer do Sal como enólogo assistente sendo responsável pela gestão da vinha e produção de vinhos.
Jorge Novelo Portugal
Jorge Novelo é licenciado em Engenharia Agrícola (Universidade de Évora) e em Enologia (Universidad da Extremadura - Badajoz). Trabalha há 29 anos na Adega Cooperativa de Redondo, primeiro como Director de Produção, actualmente como Director Industrial. É ex-membro da Câmara de Provadores da CVR Alentejana. Foi formador do Curso Profissional de Técnico Vitícola na Escola Sec. De Redondo (2018-2020). Júri em diversos Concursos Nacionais de Vinhos.
Jorgina Quintela Portugal
Licenciada e Mestre em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 2014, realiza um estágio de vindima em Africa do Sul, e ingressa, nesse mesmo ano, na Rozès. Neste momento, integra a equipa de Enologia.
José Cruz Portugal
Iniciei no mundo do vinho em 1974, estagiando como químico na estação de Enologia do Ministério da Agricultura em Andradas - MG. Atualmente Diretor Fundador da Beale Bebidas, uma das lojas mais tradicionais e antiga de São Paulo desde 1985.
José Hipólito Portugal
Licenciatura em Engenharia Biológica e Alimentar que adquiri na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e tese de licenciatura em parceria com o Instituto Sup. de Agronomia sobre leveduras de contaminação dos vinhos. De seguida realizei duas vindimas internacionais, a primeira em Sonoma County, Califórnia (2008) e a segunda na região de Langhorne Creek, Austrália (2009). Realizei ainda uma vindima em Portugal na Quinta da Lagoalva (2009) e fiz parte da equipa de Enologia da Quinta da Alorna durante 10 anos. Voltei em 2020 às minhas origens, Beira Baixa, onde encontrei a Adega23.
José Miguel Dentinho Portugal
Engenheiro Agrónomo, licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia em 1984, começou por trabalhar na área de comunicação e informação em 1988, primeiro na Infoplus Comunicação, uma das primeiras empresas do sector em Portugal, e depois na L&E Comunicação & Imagem, de Joaquim Letria. É jornalista desde 1988, ano em que começou a dar os primeiros passos na escrita de vinhos, primeiro no suplemento O Jornal Vinhos, do semanário O Jornal, logo de seguida no semanário Turisver. A partir de final de 1989 passou a escrever na Revista Exame, onde também teve uma coluna sobre o tema durante alguns anos. Voltou mais tarde a escrever nesta publicação, de 2008 a 2014. Foi chefe de redação das revistas Tempo Livre, do Inatel, Vinhos & Bebidas, do Grupo Media Capital, e Saberes & Sabores, da Vaqueiro. É editor do Expresso Vinhos, que sai em julho e do Expresso Azeites, que sai em dezembro, suplementos integrados no Jornal Expresso. Como editor, já fez, entre outros, diversos suplementos sobre viagens, vinhos, azeites e gastronomia para o Diário de Notícias, Correio da Manhã, Sábado e Expresso; energia e ambiente para o Jornal de Negócios, economia e gestão para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Revista Exame. Colabora ainda com o site Executiva, onde escreve histórias sobre mulheres de sucesso ligadas ao vinho e gastronomia e tem um blog (viagens com aromas) sobre três das áreas que mais lhe dão prazer: gastronomia, vinhos e viagens. Foi editor da revista À Nossa, da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, e coordenador da revista MyGalp, da Galp, onde ainda é colaborador. Dá aulas de Comunicação para Enólogos no Mestrado Internacional Vinifera/Euromaster, que decorre no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e é membro da Associação Portuguesa de Enologia, do Painel de Prova do Instituto Superior de Agronomia, e de júri de concursos nacionais e estrangeiros de vinhos e cerveja. É, ainda, director e presidente do júri do Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience.
Lúcia Barbosa Portugal
Natural de Melgaço, Licenciada em Engª Agrícola pela UTAD. Depois de frequentar a pós graduação em Marketing de Vinhos envolve-se de forma profissional na enologia pela experiência das vindimas na Herdade da Malhadinha Nova. Concluí a Pós graduação em Enologia da Universidade Católica em 2011 e assume além da viticultura, também a enologia de produtores em Monção e Melgaço. Desde 2015 a 2021 foi enóloga residente e responsável da produção e logística da Quinta de Soalheiro, assumindo a gestão completa da adega desde a vindima até à expedição da mercadoria para os clientes. Durante 2022 foi enóloga e responsável da qualidade na Anselmo Mendes Vinhos em Monção e Melgaço. Atualmente desenvolve actividade no Grupo Bodegas Martin Codax
Luís Lérias Portugal
Formação académica na escola superior agrária de Santarém. Atualmente enólogo na quinta da Alorna.
Madalena Gonçalves Portugal
Natural de Lisboa, fez o mestrado em Viticultura e Enologia no Instituto Superior de Agronomia, durante o qual trabalhou em duas garrafeiras. Fez vindimas nas regiões de Setúbal e Douro. Após vindima na Nova Zelândia, começou a trabalhar na viticultura da Fundação Eugénio de Almeida em 2017. Em 2023 será a sexta vindima na Sogrape, na região do Alentejo.
Madalena Vidigal Portugal
Madalena Vidigal nasceu em Lisboa onde se licenciou em Direcção e Gestão Hoteleira. Mais tarde, completou uma Pós-Graduação em Enoturismo (Lusófona) e em Viticultura (Universidade de Évora). Criadora do blog EntreVinhas.com, o primeiro blog português inteiramente dedicado ao Enoturismo. Actualmente é formadora em Enoturismo e autora do podcast “5 Minutos de Vinho”. Desde 2013 que é responsável pela vinha de família e futura produtora de vinho no Alentejo.
Mafalda Almeida Portugal
É mestre em Turismo e pós-graduada em Gestão Estratégica de Eventos, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). É licenciada em Assessoria de Direção de Administração, pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP). É investigadora nas áreas do turismo/enoturismo, hotelaria, restauração, comunicação, marketing e empreendedorismo. Lançou dois livros em co-autoria, com os autores Nuno Abranja e Anabela Elias de Almeida, “Gestão de Alojamento, Receção e Housekeeping” e “Manual de Gestão Hoteleira” da editora Lidel e encontra-se de momento a desenvolver novo livro da editora ligado à Gestão do Negócio do Vinho.
Manuel Lima Ferreira Portugal
Chefe do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, I.P.), é licenciado em Engenharia das Ciências Agrárias e tem mestrado em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É detentor do “Diploma” (Nível 4) da escola britânica Wine & Spirit Education Trust (WSET). É formador certificado da WSET e é também Professor convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto.
Manuel Lopo de Carvalho Portugal
Licenciei-me em Engenharia Agronómica, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, fiz pós-graduação em Enologia, na Universidade Católica, no Porto, nova pós-graduação em Direção de Empresas Agro-Industriais, na AESE, em Lisboa e mais recentemente completei o nível 3 da Wine & Spirit Education Trust. Durante a minha formação, entre 2011 e 2017, tive a oportunidade de trabalhar em Portugal nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Douro com uma passagem pelo Estados Unidos na Califórnia. Foi já apaixonado pelo mundo da enologia que em 2018 aceitei o convite para enólogo da Casa Santos Lima onde hoje assumo a função de diretor de enologia com responsabilidade direta nas regiões do Algarve, Alentejo, Vinhos Verdes, Dão e Açores.
Manuel Teixeira Portugal
Percurso e formação 100% Vinhos, desde 1987, Comissão dos Vinhos Verdes. De 2009 até 2016 . Agri-Roncão, Caves do Monte e Quintas de Caiz. Toda a carreira dedicada aos vinhos Portugueses e sua evolução.
Marco Alexandre Portugal
Formado pela EHTL como Sommelier e em Gestão Hoteleira. Participa anualmente em vários concursos de vinhos nacionais como júri e neste momento desempenha a função de Diretor F&B/Vinhos no Aroeira Lisbon Hotel na Herdade da Aroeira. Esteve alguns anos na direção da Associação dos Escanções de Portugal e tenho no meu portfolio alguns prémios em concursos enogastronomicos.
Maria Pica Portugal
Natural de Évora, iniciou a sua atividade em 1994 na equipa de enologia de João Portugal Ramos, com experiência na produção de vinhos em diversas adegas no Alentejo e Tejo até 2000. Após esta data, responsável por mercados externos e gestão projetos até 2018. Desde 2019 assumiu a direção comercial e marketing da Quinta do Paral.
Mariana Brito Portugal
Licenciatura: Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluída em 1997. Pós-graduação em Viticultura também pela UTAD, em 2002. A trabalhar na área da vitucultura e enologia, na região do Douro, desde 2000. Desde 2012 integra a equipa comercial da Symington Family Estates, com a função de Doc Douro Category Manager.
Mariana Lopes Portugal
Jornalista especializada em vinho, nasceu em Lisboa mas cresceu na Bairrada, no meio de conversas vínicas e provas. Faz parte do projecto Grandes Escolhas desde a sua fundação, onde é, actualmente, crítica e chefe de redacção. É ainda colaboradora regular da Time Out Lisboa e Observador. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua carreira jornalística na Revista de Vinhos.
Mário Rodrigues Portugal
Mário Rodrigues, escreve sobre gastronomia e vinhos desde 1998, fundou projetos editoriais marcantes nestas áreas. Integra diversos júris, produtor de media, colunista e fundador do site editorial alivetaste.com, uma referência em Portugal.
Martta Simões Portugal
Formada em Enologia pela UTAD em 2001, é hoje directora de Enologia de uma casa emblemática da Região do Tejo, a Quinta da Alorna. Acumula funções de provador na Câmara de Provadores da CRV do Tejo. Eleita como melhor “Enólogo do Ano Vinhos do Tejo 2011”e reconhecida por um crítico de vinhos Portugueses em 2013 como “Jovem Enólogo do Ano 2012
Miguel Cavaco Portugal
Miguel Cavaco, 38 anos, natural de Arruda dos Vinhos. Licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Santarém, frequentou o mestrado em Enologia e Viticultura no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. Iniciou a actividade profissional em 2006 como enólogo em produtores da região de Lisboa, estando desde 2013 na Quinta de Chocapalha, Alenquer. Está a iniciar um projecto em nome próprio na região de Arruda, acompanha como consultor de enologia, projectos nas regiões do Douro e Tejo e é membro da câmara de provadores da CVR Lisboa.
Miguel Móteo Portugal
Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Responsável técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal. Docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia e Gastronomia e Vinhos.
Miguel Queimado Portugal
Miguel Queimado, tem 41 anos, é formado em Engenharia Agrícola pela UTAD e especializou-se em Viticultura e Enologia pela FCUP/ISA. Iniciou em 2012 o seu projeto pessoal em Monção e Melgaço, dedicando-se exclusivamente à produção de monovarietais de Alvarinho. Anteriormente, desempenhou diversas funções de âmbito associativo no sector agrícola, nomeadamente como Presidente da Associação de Produtores de Alvarinho de Monção e Melgaço, e Secretário-Geral da Associação das Denominações de Origem Vitivinícolas de Portugal. Em 2019 foi-lhe atribuído o Prémio “Produtor Revelação” pela Revista Vinho - Grandes Escolhas, fruto do trabalho que tem desenvolvido dentro da sua região, Monção e Melgaço.
Nuno Elias Portugal
Since 2001, involved professionally in winemaking and winery management. Raised on a farming family, the passion about this occupation soon was established. Graduation studies in Biotechnology at University of Algarve and further more post grad studies on Enology at UC Davis, put me on the road of winemaking with method an science. Currently working as Production Manager at Casa Agrícola HMR – Pousio Wines, Vidigueira , Portugal.”
Nuno Jorge Portugal
The Flying Cork-Sommelier, Brand Ambassador, Export Manager. Jury em vários concursos internacionais e nacionais.
Patrícia Santos Portugal
Enóloga. Começou a trabalhar na área vinícola enquanto ainda estudava fazendo estágios de vindimas em Adegas Cooperativas. Durante o estágio final de curso, trabalhou em simultâneo na CVR Dão e nos laboratórios do Centro de Estudos Vitivinícola do Dão. Durante alguns anos trabalhou a tempo inteiro em empresas produtoras de vinhos, entre as quais a Sociedade de Vinhos Borges, até decidir abraçar vários projetos como consultora na área da Enologia e Viticultura. É responsável pela Enologia enóloga em várias empresas nas regiões do Dão e Beira Interior. Desde 2019 que rumou até Espanha para fazer vinho na região de Arribes, em 2022 estreia-se também na Bairrada. Faz parte da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Beira Interior. O seu projeto pessoal é a sua grande paixão pela mensagem e homenagem à sua avó a qual dá o nome ao vinho – Rosa da Mata. Vinhos feitos com o coração.
Patrícia Santos Portugal
Enóloga de formação devprofissão, abraça duas regiões que tem também como suas o Dão, a sua casa e a Beira Interior por a qual se apaixonou sentindo-se uma enteada bem-amada. Desde 2016 lança o seu vinho de Autor – Rosa da Mata – Um 100% Alfrocheiro do Dão no ano de 2019 nasce o 100% Fernão Pires Beira Interior. Abraçou um projeto desafiante em Espanha desde 2019, DO Arribes. Sendo o Vinho a sua grande Paixão, considera-se a Enóloga das Beiras onde conta ter ainda muito para fazer e descobrir.
Paulo Prior Portugal
Paulo Prior, é licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Em 2000, integrou os quadros da empresa Sogrape Vinhos SA; integra a câmaras de provadores de certificação das regiões: Beira Atlântico e Bairrada; Atualmente tem a seu cargo os Centros de Vinificação/Armazenagem de Anadia, Avintes e Bemposta. Tem ainda a seu cargo a responsabilidade enológica de marcas: Mateus, Gazela e Terra Franca.
Pedro Gil Portugal
Natural do Cartaxo, é formado pela Escola Superior Agrária de Santarém, inicialmente com Bacharelato em Tecnologia das Industrias Agroalimentares – Ramo Tecnologia do Vinho e posterior licenciatura em Engenharia Alimentar pela mesma escola. É Enólogo e Diretor de Produção da Adega Cooperativa do Cartaxo á cerca de vinte e oito anos. Enólogo consultor da Nova Sociedade do Mouchão do Inglês II, desde 1998. Enólogo consultor da Adega Moor, desde 2019. Membro da Câmara de provadores da Cvr Tejo desde a sua fundação, subchefe desde 2004 até final de 2015 e chefe da mesma Câmara desde o início de 2016. Eleito enólogo do ano vinhos do tejo em 2014 e 2015.
Pedro Maia Portugal
Nascido na Suíça a 05/03/1994, mas de origem Ribatejana, concluí a licenciatura em Enologia a 07/2016 na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD). Em 2021 conclui o curso WSET3 com distinção. Com experiência profissional em diversas regiões do país, (Douro, Alentejo, Tejo e Lisboa), estou neste momento a exercer o cargo de Diretor de Produção da Quinta do Pinto, Alenquer.
Rafael Neuparth Portugal
Consultor de Enologia das seguintes empresas: . Vidigal Wines, S.A. . Quinta da Sapeira . António Carvalho Machado “Quinta dos Penegrais” . Parceria com Provintage, Lda na Sovibor, SA; Herdade do Gamito; Altas Quintas, SA, Coop Agricola São Mamede da Ventosa
Raquel Carvalho Portugal
Raquel Carvalho, Licenciada em enologia pela UTAD, enóloga na Empresa Campolargo desde 2004, integra a câmara de provas CVR Bairrada, participou em várias formações na área de Viticultura e enologia.
Ricardo Gomes Portugal
Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2013. Desde então que trabalho na Região Demarcada do Douro. Atualmente integra a Equipa de Enologia como Enólogo Residente na Quinta do Val Moreira.
Ricardo Noronha Portugal
- Licenciado em Engenharia Agrícola por Universidade de Évora - Pós-graduação em Viticultura e Enologia por Universidade Católica (AESBUC- Porto) - Exercício da atividade de enologia, como enólogo assistente, de 1997 a 2010, - Após 2010 iniciei, por conta própria, a atividade de direção de enologia em prestação de serviços com empresas do setor, na região vitivinícola de Lisboa. - Membro da direção da Associação Portuguesa de Enologia de 2013 a 2018. - Participação, como jurado, em diversos concursos, oficiais, nacionais e internacionais de prova de vinhos. Membro da câmara de provadores da CVR de Lisboa
Rui Leão Portugal
Luis Morgado Leão, nasceu em Beja em 1971, casado e pai de duas filhas. Formação em Engenharia Agro Alimentar pelo Instituto Politécnico de Beja, com especialização em viticultura e enologia. Família desde sempre ligada á agricultura. Desde 1995 enólogo a trabalhar no Baixo Alentejo em casas como Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Herdade do Pinheiro, Herdade dos Coteis, Quinta do Paral. Neste momento enólogo consultor da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Herdade do Pinheiro e Vinhos da Corte Sines. Administrador e enólogo da Quinta do Paral
Tiago Garcia Portugal
Tiago Miguel Cuco Garcia, natural de Vila Viçosa, 42 anos, licenciado em Enologia pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Pós Graduação em Enologia pela Universidade de Évora, Pós Graduação em Wine Business pelo Instituto Politécnico de Leiria e qualificação em vinhos e espirituosos nível 2 pelo WSET. Profissionalmente iniciei como enólogo estagiário na Sociedade Agrícola Quinta do Carmo em Estremoz, durante um ano, tendo em 2002 assumido a Enologia e direção de produção da empresa Serrano Mira SA, Herdade das Servas, em Estremoz até Junho de 2017, desde Julho de 2017 Enólogo na Carmim, Reguengos de Monsaraz.
Vanessa Santos Portugal
Sou Vanessa Santos, Sommeliere e empresária. Em 2007 entrei para o mundo do vinho, onde nunca mais sai. Hoje sou proprietária da Loja de vinhos Madame Du Vin, localizada em SP e com uma filial e Joinville - SC.
Vasco Miguel Portugal
Mestre em Sistemas de Prevenção e Controlo Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém. Eng.º. Técnico Agrário pela Escola Superior Agrária de Santarém. Curso de Técnicas Modernas de Vinificação Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Curso de Prova de Vinhos na Ordem dos Engenheiros Lisboa. Técnico da União das Adegas Cooperativas da Província da Estremadura, de 1974 a 1978. Acompanhamento em 1979 na casa Shenk na vila de Roll na Suíça, da técnica de selecção e transporte automático de uvas, feito por refratometria. Formação em França em 1980, na cidade de Carcassonne a convite da União das Cooperativas Europeias, sobre as técnicas de carbonatação. Membro do Comité Consultivo Vitivinícola da União Europeia durante três anos, tendo participado ainda nos Comités: Copa Cogeca e Team Verde, em representação da Fenadegas e da Confagri, em Bruxelas. Enólogo da empresa pública Companhia das Lezírias de 1992 a 1996 dando início a todo o processo de modernização das vinhas e da adega. Técnico em diversos períodos de 1979 e 2016, das Adegas Cooperativas de Alpiarça, Carvoeira, Merceana Sobral de Monte Agraço e Labrugeira. Co-autor da Lei Quadro das Regiões Demarcadas Lei 8/85. Criador dos Vinhos Leves e autor do Projecto de Lei que os originou. Autor do Projecto de Lei da Região Demarcada de Aguardente de Qualidade da Lourinhã. Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Estremadura desde a sua fundação, hoje Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa. Co-autor dos Projectos de Lei sobre as demarcações das Regiões Vitivinícolas do Oeste (Lisboa), Ribatejo (Tejo) e Alentejo. Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo desde a sua fundação, hoje Comissão Vitivinícola Regional Tejo. De 1974 a 1982 fez parte da equipa técnica dos Enólogos Eng.º Octávio e Mário Pato. Membro da Confraria dos Enófilos de S. Vicente (única de âmbito nacional), tendo desempenhado o cargo de Grão Escanção, e atualmente o de Vice Grão-Mestre. É portador da insígnia da Federação Nacional das Confrarias Báquicas de Portugal. Membro fundador da Confraria dos Enófilos da Estremadura. Elemento fundador da Confraria de Nossa Senhora do Tejo (Ribatejo). Membro da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, na dupla qualidade de Honra e Devoção. Membro da Confraria de Vinhos do Alentejo. Orientador de Estágios e várias Teses finais de Curso e de Vindimas de alunos dos Institutos Politécnicos de Beja e Santarém, assim como do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), num total 12 trabalhos. Membro da Associação Portuguesa de Enologia e da Union Internationale des Oenologues, desempenhou o cargo de Secretário da Mesa da Assembleia Geral. Representante da Adega Cooperativa da Carvoeira no Programa Agro medida 8 Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração, acção 8-1 Desenvolvimento Experimental e Demonstração (DE&D), Agro 90. Efeitos das Tecnologias de Utilização de Madeiras no Envelhecimento de Vinhos Tintos, subsidiado pela UE em colaboração com a Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo, a Estação Vitivinícola Nacional, e a Escola Superior Agrária de Santarém. Orientou Provas de Vinhos Portugueses no Brasil, nas cidades de: S. Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza e Brasília, na Alemanha em: Hamburgo e Berlim, na França em: Bordéus e Saint-Caprais e ainda Angola em Luanda e Moçambique em Maputo. Membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais como: Festival do Vinho Português no Bombarral, Concurso de Vinhos da Estremadura, Concurso de Vinhos Cidade de Coimbra, Concurso de Vinhos do Ribatejo, Concurso de Vinhos das Adegas Cooperativas de Portugal (Fenadegas), Concurso de Vinhos do Festival do Cartaxo, Concurso de Vinhos Clube do Vinho, Concurso World Masters Challenge, Membro do Júri Final do Concurso da Confraria dos Enófilos do Alentejo, Concurso Nacional de Vinho Engarrafado. Festival Nacional do Vinho em Santarém, Concurso de Vinhos na Produção da C V R Ribatejo e Concurso de Vinhos Engarrafados do Ribatejo e do Tejo, Concurso Nacional de Vinhos no CNEMA Santarém, Concurso de Vinhos de Alenquer. Intervenção em Madrid na I Conferencia de los Vinos de Mesa con Indicacion Geografica (los vinos de la tierra de castilla). Co-autor do Manual de Boas Práticas de Produção Vitivinícola (BPPV) em representação da Adega Cooperativa da Carvoeira tendo a colaboração da Universidade do Minho, Estação Vitivinícola Nacional, Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos Verdes, Adegas Cooperativas de Ponte de Lima e Ponte da Barca. Apoiou a Candidatura dos Municípios de Alenquer e Torres Vedras na qualidade de parceiro, ao galardão Cidade Europeia do Vinho 2018. Convidado a selecionar o vinho de Alenquer e Torres Vedras, pelas respetivas câmaras municipais, com o Eng.ª João Melícias, para dar origem ao vinho (Aproximar), comemorativo da atribuição do título Cidade Europeia do Vinho 2018. Galardoado em 2018 com o Troféu Prestígio de Carreira da Associação Portuguesa de Enologia. Homenageado pelas câmaras municipais de Torres Vedras e Alenquer, pelo trabalho na elaboração do vinho “Aproximar” e na parceria da Cidade Europeia do Vinho em 2018. Deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Lisboa durante a 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Legislatura (1980/1995) Presidente da Subcomissão de Demarcações na Comissão de Agricultura e Pescas.
Vasco Penha Garcia Portugal
Engenheiro Agrónomo, Especialização em Viticultura e Enologia- Universidade de Turim (Itália), Mestrado Universidade Técnica de Lisboa Programa Avançado de Gestão para Executivos (Universidade Católica Portuguesa, Lisboa) é o Coordenador de Enologia do Grupo Bacalhôa (Bacalhôa, Aliança, Carmo) desde 2007. É Membro Câmara de Provadores Recurso da Peninsula de Setubal e Membro da Confraria Amigos da Bacalhôa. Autor de Comer e Beber com Eça de Queiroz (1996) e Vinhos da Península de Setúbal (2001)
Vitória Pais Portugal
Natural de Óbidos e com uma grande ligação ao meio rural, cursou Eng. Agronómica e posteriomente Viticultura e Enologia, no Instituto Superior de Agronomia. Mais tarde especializou-se em Wine Business através da Universidade Católica Portuguesa. Com várias vindimas realizadas, trabalha atualmente na Casa Santos Lima com responsabilidades na área da Enologia e Gestão de Projetos.